Produtores movimentam R$ 250 mil na Feira Sabores 2010 em Maringá

A feira contou com 70 agroindústrias familiares, 40% da região de Maringá, além de associações de artesanato
Publicação
17/05/2010 - 14:50
Editoria
A Feira Sabores do Paraná 2010, edição Maringá, terminou domingo (16), com movimento de R$ 250 mil em vendas diretas e futuras. Nos 11 dias, foram cerca de 45 mil visitantes. Segundo dados da coordenação da feira, organizada pela Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, cerca de 79% dos agricultores recuperaram as despesas, 64% obtiveram lucro, 30% venderam todos os seus produtos, 49% fecharam comércios futuros.
“São números considerados expressivos e que motivam ainda mais a realização de novos eventos”, destacou Eder Dalla Pria, coordenador da feira. “Maringá se concretizou como ótima opção no calendário da Feira Sabores, tanto para os agricultores quanto para quem visitou e comprou os produtos da agroindústria familiar paranaense.” Dalla Pria informou que o evento alcançou nota 9,3 entre os agricultores participantes.
A feira contou com 70 agroindústrias familiares, 40% da região de Maringá. Quatro associações de artesanato rural e três expositores de plantas ornamentais também participaram e somaram seus produtos aos cerca de 600 itens à disposição dos visitantes. Geleias, patês, doces, queijos, vinhos, sucos e salames eram expostos pelos agricultores.
HISTÓRIA – Esta foi a quinta Feira Sabores do Paraná realizada em Maringá, mas a segunda nas dependências da Expoingá. A primeira foi em 2006, com grande repercussão junto aos visitantes do Parque de Exposições. Nos anos seguintes, 2007, 2008 e 2009, a feira também atraiu grande público, mas em outros espaços da cidade. “A feira se destaca a cada nova edição, consolidando sua tradição como excelente oportunidade de negócios para os empresários de Maringá e região, e uma tentação para os consumidores, com a oferta dos variados sabores e temperos”, disse Erikson Chandoa, secretário da Agricultura e do Abastecimento.
A feira foi realizada pelo Governo do Paraná. pelo Programa da Agroindústria Familiar - Fábrica do Agricultor, da Secretaria da Agricultura, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater –, e em pareceria com a Sociedade Rural de Maringá - SRM e Prefeitura.
Duas novas edições da Feira de Sabores já estão programadas pra os próximos meses. Em junho, entre 24 e 27, será a vez de Foz do Iguaçu receber o evento. Depois. entre os entre 14 a 18 de julho, a Feira dos Sabores volta ao Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, na sua 11.ª edição em Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS