A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) concluiu de 2003 até maio deste ano, 14.318 moradias, outras 12.815 estão em obra e atendeu mais de 36 mil famílias com programas de regularização fundiária e social. Além disso, a Companhia adquiriu outras 12.484 moradias populares para famílias de baixa renda, em um total de 63.501 beneficiários diretos com programas habitacionais no estado.
Esses são os principais indicadores da produção da Cohapar,
disponíveis no site da empresa na internet (www.cohapar.pr.gov.br).
Para o presidente da Cohapar, Rafael Greca, a divulgação pública dos dados sobre a produção de moradias populares faz parte de uma política de transparência instituída pelo governo do Paraná e posiciona a empresa com uma das principais do país no segmento de habitação. “A Companhia segue forte com um número expressivo de moradias em obras e buscamos novos investimentos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal”, diz Greca.
Para Greca, os programas da Cohapar respeitam a cultura do povo paranaense, ajudam a proteger o meio ambiente e fortalecem a economia local. “Continuamos ampliando os níveis de atuação da Companhia com os programas já existentes e desenvolvemos outros de acordo com as necessidades da população”, explica. A partir deste ano, a Cohapar trabalha na operacionalização de programas especiais, como o Vazios Urbanos, Casas Históricas, Vila do Mar, Novas Colônias, dentre outros.
Programas – O principal programa de habitação popular do Governo do Paraná é o Casa da Família que dá atendimento às famílias com renda de um até cinco salários-mínimos, com financiamento da Caixa Econômica Federal nas modalidades caução e hipoteca. O programa oferece casas confortáveis, em alvenaria, com divisórias internas, forro, cobertura em telhas cerâmicas e inseridas na malha urbana. Além disso, a Cohapar tem projetos especiais para segmentos específicos da população, como o Casa da Família Rural, o Casa da Família Indígena e o Casa da Família Policial.
Desde 2003, o foco de atuação da Cohapar foi ampliado. A empresa também atua na regularização e urbanização de favelas e ocupações irregulares em áreas de risco ambiental e inundação. Projetos como os da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e do Novo Guarituba, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) podem ser levados a todos os municípios paranaenses.
Produção habitacional da Cohapar está disponível para consulta na internet
Para o presidente da Cohapar, Rafael Greca, a divulgação pública dos dados sobre a produção de moradias faz parte de uma política de transparência instituída pelo governo do Paraná e posiciona a empresa com uma das principais do país no segmento de habitação
Publicação
01/06/2007 - 16:13
01/06/2007 - 16:13
Editoria