O programa “Procuro Você”, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, recebeu, somente em janeiro último, 51 pedidos de localização de pessoas. O programa, que ajuda no reencontro de familiares com os quais se perdeu contato, foi retomado logo após o período de férias coletivas da Secretaria. Entre 09 e 31 de janeiro, foram solucionados quatro casos e sete pessoas foram encontradas. Segundo a equipe técnica que faz as pesquisas, alguns pedidos resolvidos resultam na localização de mais de uma pessoa.
Os cidadãos podem fazer as solicitações de busca de familiares desaparecidos por carta, pela internet ou pessoalmente. As pesquisas são feitas pela internet, utilizando bancos de dados de empresas como a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Brasil Telecom. O programa ainda conta com o auxílio de outros órgãos, como o Ministério Público.
No ano passado, a equipe do “Procuro Você” recebeu 648 pedidos de localização. Destes, 65 casos foram solucionados e 139 pessoas foram encontradas. Em pouco mais de dois anos de atividades – desde quando o programa foi reestruturado – já foram localizados 303 cidadãos.
Serviço: “Procuro Você”, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral
Local: Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba, Paraná. CEP 80.420-000. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria (clicar no link “Fale com o Ouvidor”).