O Procuro Você, programa do governo do Paraná, localizou em dois anos e sete meses de atividades 323 pessoas que perderam contato com seus familiares. Comandado por funcionários da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), o serviço recebeu de novembro de 2003 – depois de ter sido reformulado – até maio deste ano, 1.585 pedidos de busca.
Nas cartas, mensagens que chegam pela internet e nos relatos feitos pessoalmente, constam os mais diversos pedidos. Mães que procuram filhos, filhos que não sabem do paradeiro dos pais, irmãos que não se conhecem, parentes que mudaram de cidade e que nunca mais entraram em contato. Desde 2003, 174 dessas histórias tiveram um final feliz. Somente em 2006, foram feitas 201 solicitações de localização, sendo que 21 foram resolvidas. Ao todo, 27 pessoas foram encontradas.
Segundo a supervisora do programa, Erika Azevedo Sanches, para tentar resolver cada caso, a equipe faz buscas em bancos de dados de algumas empresas – como a Brasil Telecom e a Copel – na internet e conta com o auxílio de outros órgãos, como o Ministério Público. “O tempo de solução varia em cada processo, de acordo com o número de informações que temos e com a quantidade de pessoas que precisam ser localizadas”, completa.
O programa – O Procuro Você é um programa criado pelo governo do Estado e é destinado à procura de familiares que perderam contato entre si. Para facilitar as pesquisas, os interessados em localizar um parente devem fornecer a maior quantidade possível de informações sobre o familiar desaparecido. Alguns dados são fundamentais, como nome completo do parente, nome dos pais dele, data de aniversário e a cidade onde morava quando tiveram o último contato. Outros detalhes, como profissão e apelido, também auxiliam nas buscas.
Os pedidos de localização podem ser feitos pessoalmente ou por carta. O endereço é rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. O horário de funcionamento da Secretaria é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. As solicitações também podem ser feitas pela internet. Basta acessar o site www.pr.gov.br/ouvidoria e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. O serviço de busca é gratuito, totalmente custeado pelo governo estadual.
Procuro Você localizou 323 pessoas em dois anos e sete meses de atividades
A equipe do programa, gerenciado pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, recebeu mais de 1,5 mil solicitações de busca de familiares
Publicação
25/06/2006 - 06:00
25/06/2006 - 06:00
Editoria