O Governo do Paraná já fez, só este ano, 44 localizações de pessoas que estavam separadas de suas famílias. Os encontros foram possíveis graças ao trabalho realizado pelo programa Procuro Você, mantido pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Só no mês de setembro, a equipe responsável pelo programa recebeu 29 pedidos de localização. Destes, dez casos foram resolvidos. Um deles propiciou o reencontro, depois de 35 anos, de um morador de Curitiba com 14 parentes.
Se comparado a outros meses, o resultado alcançado no mês passado foi considerado muito positivo. Em agosto, o Procuro Você recebeu 32 solicitações e solucionou 11 casos, e , em janeiro, foram sete resolvidos, para 11 solicitações, por exemplo. Do início do ano até agora, o programa recebeu 406 pedidos de busca e 44 casos foram resolvidos.
Encontro – Um dos pedidos solucionados em setembro foi o do mecânico José Aparecido da Silva, que vive na capital. Depois de saber da existência do Procuro Você por meio de um amigo, ele resolveu entrar no site da secretaria e fazer uma solicitação. No pedido, registrou que queria localizar os avós paternos e mais cinco tios, com os quais o pai dele havia perdido contato há 35 anos. Mas, para a surpresa do mecânico, a equipe do Procuro Você localizou 12 tios de José, todos moradores em Curitiba.
O encontro do mecânico com seus parentes ocorreu num fim de semana. No sábado, ele conheceu alguns tios e todos decidiram descer a Serra do Mar para apresentar José aos avós, que moram no litoral. “Foi uma emoção muito forte. Levou um tempo para acreditar que aquilo era verdade”, relatou ele. A família do mecânico ficou no litoral até domingo à tarde, quando voltaram para Curitiba. Agora, eles não querem mais perder o contato. “No último domingo, um tio e a família dele vieram passar o dia aqui em casa”, contou José.
Contato – Para fazer uma solicitação de localização para o Procuro Você, basta comparecer pessoalmente à sede da secretaria, na Rua Comendador Araújo, 711, Batel, em Curitiba, ou entrar em contato por carta. O pedido também pode ser feito pela internet, na página eletrônica www.pr.gov.br/ouvidoria ou clicando nos ícones “Fale com o Governo” e “Ouvidor”, na página principal (www.pr.gov.br). O solicitante deve informar o nome completo da pessoa procurada, o nome dos pais, a data de nascimento e outros dados que possam facilitar a localização do familiar.