Antoniel procura o pai, com quem não fala há 23 anos. Paulo quer localizar a filha. Mesaque quer reencontrar a ex-mulher e três filhos. Vilma procura parentes com os quais não tem contato há 26 anos. Maria quer achar o irmão, com quem não fala há 15 anos. Essas são algumas das histórias recepcionadas em 2006 pelo Procuro Você, programa da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), e que tiveram um final feliz, com o desejo, descrito nas solicitações, atendido.
O programa do governo do Paraná tem como objetivo reaproximar familiares que perderam o contato entre si. Dos 460 pedidos recebidos do início de 2006 até a primeira quinzena de dezembro deste ano, 45 solicitações foram resolvidas, resultando na localização de 71 pessoas. Em alguns casos, foram encontradas mais de uma pessoa por solicitação. Desde novembro de 2003 – quando o projeto passou por uma reformulação –, foram recepcionadas pela secretaria 1.844 histórias, com 198 casos solucionados e 367 cidadãos encontrados.
Para a supervisora do Procuro Você, Érika Azevedo Sanches, 2006 foi um ano produtivo para o programa. “O nosso trabalho é gratificante. Localizamos somente neste ano 71 pessoas, dando a essas pessoas a alegria de reencontrar os seus parentes e conhecidos. Nos emocionamos também com a solução desses casos familiares”, conta. Ela revela que durante os últimos 12 meses até mesmo laços de amizade foram criados com as pessoas que procuraram a secretaria. “Elas nos agradecem por termos achado os parentes e continuam mantendo contato conosco”, completa.
Trabalho – Segundo Érika, os trabalhos do Procuro Você consistem basicamente em pesquisas feitas na internet. “A cada caso recebido realizamos buscas em bancos de dados de algumas empresas e instituições parceiras da secretaria. Depois, fazemos diversos telefonemas para localizar os desaparecidos e também mandamos cartas para os cidadãos”, diz. Além disso, o serviço gratuito oferecido pelo governo estadual conta com ajuda de outros órgãos, como o Ministério Público.
A supervisora do programa explica que ao fazer as solicitações de buscas, os interessados devem fornecer o máximo de informações sobre os familiares que desejam encontrar. “Alguns dados são muito importantes, como nome completo do desaparecido, data de nascimento, nome dos pais, profissão, apelido e a cidade onde o parente morava quando tiveram contato pela última vez”, afirma Érika. O tempo de solução varia em cada caso. “Mas, quanto mais informações tivermos, maior a chance do pedido ser atendido num menor espaço de tempo”, ressalta.
Pedidos – A Secretaria oferece três formas de contato com o Procuro Você. Os pedidos de localização podem ser feitos ao programa pela internet, no sítio da instituição. Basta acessar o endereço www.pr.gov.br/ouvidoria e clicar no link “Fale com o Ouvidor”. Os cidadãos também podem fazer solicitações por carta ou pessoalmente, na Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. O CEP é 80420-000. O horário de atendimento é das 8h30 às 19h, de segunda a sexta-feira.
BOX – Números do Procuro Você
Confira as estatísticas do programa Procuro Você, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), desde o primeiro ano da atual gestão estadual.
2003 (novembro e dezembro)
Pedidos de busca – 220
Casos solucionados – 14
Pessoas localizadas – 34
2004
Pedidos de busca – 516
Casos solucionados – 74
Pessoas localizadas – 123
2005
Pedidos de busca – 648
Casos solucionados – 65
Pessoas localizadas – 139
2006 (até a primeira quinzena de dezembro)
Pedidos de busca – 460
Casos solucionados – 45
Pessoas localizadas – 71
Procuro Você ajuda paranaenses a acharem familiares desaparecidos
Em pouco mais de três anos de atividades, o programa do governo do Paraná recebeu cerca de 1,8 mil pedidos de busca, com as mais diversas histórias, e localizou 367 pessoas
Publicação
29/12/2006 - 11:54
29/12/2006 - 11:54
Editoria