Com a chegada do fim do ano, o número de pessoas que procuram por um novo emprego na Agência do Trabalhador de Curitiba caiu pela metade. Segundo os registros, em dias normais cerca de 1.200 trabalhadores passam pelo local. Agora, são cerca de 600 pessoas diariamente.
São quase 4 mil vagas disponíveis só na capital. Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, esta é uma boa oportunidade para o trabalhador. “Além do atendimento da intermediação ser mais rápido, as chances de contratação são maiores, já que não há tanta concorrência para preencher a vaga escolhida”, disse.
Grande parte das ofertas de emprego é para contrato imediato. Mas também estão abertas vagas para começar a trabalhar no início de 2010. Garcia alerta que a pessoa que não quiser começar a trabalhar agora, pode dar preferência à estas vagas, deixando seu posto garantido para o ano que vem.
Primeiro emprego – Segundo o secretário, a Agência do Trabalhador também é uma ótima chance para os que nunca trabalharam com carteira assinada, já que muitas vagas não exigem experiência. “O primeiro emprego é uma porta de entrada para o mercado”.
Algumas das ofertas que não pedem experiência na função: 55 vagas para atendente de balcão; 105 para atendente de lanchonete; 147 para caixa de supermercado; 130 para ajudante de carga e descarga; e 70 para operador de telemarketing.
Quem possui ensino superior também pode procurar a Agência. Há vagas para farmacêutico, engenheiro florestal, médico, gerente administrativo, programador, analista, entre outros.