Procon orienta sobre liquidação de estoques e promoções no comércio

A coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro recomenda verificar as ofertas antecipadamente e dá outras dicas
Publicação
04/01/2008 - 14:47
Editoria
Terminadas as festas de fim de ano, o comércio, com o objetivo de acabar com estoques e itens de mostruário, dá início a liquidações e promoções. Para orientar os consumidores que são atraídos por estas ofertas, o Procon-PR dá algumas dicas para que a compra seja feita por preços justos e evitados possíveis problemas. A coordenadora do Procon, Ivanira Gavião Pinheiro, afirma que é recomendável verificar as ofertas antecipadamente. Folhetos, material publicitário e encartes, por exemplo, são fontes de pesquisa para que consumidor possa definir os produtos a serem adquiridos. “Com esses dados, podem ser evitadas compras por impulso e saber se haverá economia na compra, pois é preciso saber se o preço do item está mesmo em promoção, antes de enfrentar as filas imensas que se formam diante das lojas”, explica Ivanira. Ivanira lembra que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que toda a oferta de produtos obriga o fornecedor que a veiculou a cumpri-la. Se a empresa negar, é possível reclamar, apresentando o material publicitário.Além disso, as lojas têm a obrigação de afixar os preços dos produtos expostos em vitrine. Outra orientação é a de que a compra não seja feita de forma apressada, pois os produtos devem ser escolhidos com cuidado. Verificar o estado da mercadoria, seu funcionamento e se o conteúdo confere com os dados apresentados na embalagem. Se o manual está em língua portuguesa e o certificado de garantia preenchido. Se houver riscos ou amassados em móveis e eletrodomésticos; manchas ou outros defeitos nas peças de vestuário, o consumidor precisa ser informado e o dado deve constar da nota. O dano, porém, não pode prejudicar o desempenho do produto. A coordenadora enfatiza que, mesmo nas promoções, o consumidor deve exigir a nota fiscal, que é o documento essencial para a garantia do produto, realização de troca (em caso de problema) ou reclamação junto ao Procon. . O consumidor pode obter mais informações, pelo “Disque Procon” - 0800 41 1512 -, das 8h30min às 18 horas, ou vir pessoalmente ao órgão, entre 9 e 17 horas, na Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, no Centro, Curitiba.