Procon orienta namorados para compra de presentes

Lista de presentes e atenção às vantagens de promoções são algumas das recomendações
Publicação
04/06/2007 - 15:40
Editoria
O Dia dos Namorados se aproxima e o comércio anuncia inúmeras promoções para comemorar a data. No entanto, para que a demonstração de afeto não se torne um problema, o Procon-PR dá algumas orientações aos que irão presentear, entre elas, a necessidade de realizar pesquisas de preços e de evitar compras por impulso. “Antes de adquirir o presente”, recomenda a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, “faça uma lista de possíveis presentes e estipule um valor a ser gasto. Se o presente escolhido estiver em promoção, verifique quais as vantagens oferecidas em relação a preço e não se descuide da qualidade”. Presentes – Entre as opções de maior procura, pelo romantismo da data, estão as flores. Mesmo para esse presente é preciso pesquisar preços. Deve ser levado em conta o tipo de flor e do arranjo, pois, dependendo da procedência e do material utilizado, haverá alterações significativas no valor. Além disso, é preciso informar-se sobre a taxa de entrega e solicitar a confirmação da entrega e da nota fiscal. Eletroeletrônicos, como iPods e aparelhos celulares, também estão entre os presentes muito procurados. “Peça uma demonstração e teste o aparelho escolhido. Lembre-se que o celular implicará despesa adicional para quem for presenteado. Se o aparelho der problema, o fornecedor tem 30 dias para consertá-lo. Algumas lojas, por liberalidade, realizam a troca logo após os primeiros dias da compra caso o produto apresente defeito”, explica Ivanira. “O produto deve vir acompanhado do manual de instruções, instalação e uso em português e do certificado de garantia”. Se a escolha for um CD, DVD, vídeo ou livro, é recomendável que o fornecedor mantenha uma amostra do produto para que seja examinado pelo consumidor. Perfumes e cosméticos precisam ter informações como data de validade, composição, manuseio e armazenamento, nome e endereço e CNPJ do fabricante/importador e o número de registro do Ministério da Saúde. Produtos importados devem trazer essas informações em português. No caso de peças de vestuário ou calçados, o consumidor precisa verificar a possibilidade de troca e fazer com que conste da nota fiscal ou de etiqueta informativa. Tamanho, cor e modelo não são defeitos e a troca cabe a cada empresa. As cestas de café da manhã são muito requisitadas. Procure empresas com referências de quem já tenha utilizado os serviços, informe-se a respeito do conteúdo, marca, quantidade e qualidade, e se inclui outros artigos (jornal, revistas, flores etc). O pedido precisa informar o preço, tipo de cesta, horário e local da entrega. Muitos casais comemoram a data em restaurantes, bares ou casas noturnas. Mas é preciso ficar atento a estas informações: - a cobrança da taxa de serviço é opção do consumidor e a informação deve ser prestada tanto no cardápio como nota fiscal, discriminando o percentual a ser cobrado; - o couvert artístico pode ser cobrado quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística, desde que haja a informação prévia. O horário do show também deve ser informado; - a cobrança de consumação mínima é ilegal. Dicas – O Procon lembra que produtos expostos em vitrines devem ter afixado o preço à vista e a prazo e as condições de pagamento. Compras no cartão de crédito ter o mesmo preço da compra à vista. Na aceitação de cheques, não há limite de prazo de abertura da conta corrente. As compras feitas fora do estabelecimento comercial (telefone, internet, feiras e catálogo) podem ser canceladas no prazo de sete dias da assinatura do contrato ou do recebimento do produto, com direito à devolução dos valores pagos. O cancelamento deve ser feito por escrito. Deve-se evitar compras no comércio informal, que não fornece nota fiscal e nem garantia. História – O Dia dos Namorados está associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos – corações e cupidos -, iniciada no século XIX. No Brasil, a data é comemorada na véspera do dia de Santo Antônio, o santo português com tradição de casamenteiro, e foi criada pelo comércio paulista e, depois, se espalhou por todo o País para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.