Apelos publicitários e promoções das mais diversas vendem inúmeras opções para o Dia dos Namorados. No entanto, os consumidores precisam tomar alguns cuidados na hora da compra do presente, a fim de evitar problemas. “Em primeiro lugar”, explica o coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, “é preciso evitar compras por impulso”.
Depois de escolhido o presente adequado, é hora da pesquisa de preços, pois o mesmo produto pode ser encontrado em vários estabelecimentos, com diferença, às vezes, bastante significativa. “Fique ciente do preço à vista e do total a prazo, bem como dos juros praticados para o parcelamento. Nas compras com o cartão de crédito prevalece o preço à vista”, lembra o consumidor.
Presentes – Se a opção é presentear com flores, existem diversos tipos - nacionais e importados - com preços variados. Arranjos e embalagens também influenciam no valor final. Vale lembrar ainda que o consumidor deve perguntar sobre a cobrança da taxa de entrega.
Caso a escolha seja uma peça de roupa, é preciso verificar se constam na etiqueta os dados de composição do tecido, instruções de lavagem e tamanho, além de ficar atento à qualidade do acabamento. “Exija sempre a da nota fiscal, ela é a garantia de troca em caso de defeito”, reforça Túlio. O consumidor deve também verificar a possibilidade de troca no caso de tamanho, cor e modelo e fazer constar essa opção no documento fiscal.
Quanto aos artigos de perfumaria, nacionais ou importados, a informação no rótulo deve estar em português, especificando peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição, e dados do fabricante ou importador. Para os eletroeletrônicos, é possível pedir demonstração do equipamento. “O manual de instruções também deve estar em português e o certificado de garantia preenchido”, completa o coordenador do Procon.
A orientação para os namorados que optarem por presentear com celulares é certificar-se das promoções e ler atentamente todas as informações, antes da aquisição do aparelho e contratação do serviço, lembrando que o celular implica despesa para quem recebe o presente.
Internet – Nas compras pela internet, é preciso verificar todos os dados e informações sobre o site que oferece o produto e exigir compromisso do fornecedor quanto à entrega na data combinada. Os cartões de crédito devem ser utilizados com cautela, dando preferência ao pagamento na entrega do produto ou serviço. “A empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento”, alerta Túlio. Além disso, é preciso também verificar o valor de taxas e frete.
Por se tratar de rede mundial, as páginas hospedadas fora do Brasil seguem normas estabelecidas nos países de origem. Assim, se o consumidor tiver problemas ao comprar em sites internacionais precisará resolvê-los diretamente com o fornecedor, uma vez que ele é o próprio importador.
Seguindo as orientações, o consumidor estará evitando futuros problemas. Se, no entanto, eles ocorrerem terá como realizar sua reclamação junto ao Procon. O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de reclamar por defeitos aparentes em produtos duráveis em 90 dias e não duráveis em 30 dias. O Procon atende pelo telefone 0800-41-1512 ou no Espaço da Cidadania, na Alameda Cabral esquina com a Rua Cruz Machado, centro, Curitiba.