A Federação Paranaense de Futebol foi multada, à revelia, em R$ 50 mil pelo descumprimento do Estatuto do Torcedor, Código de Defesa do Consumidor e do termo de compromisso firmado com o Procon-PR para o jogo do Brasil e Uruguai, realizado em meados de novembro passado, no estádio poliesportivo do Pinheirão.
Logo após o jogo foi aberto um processo administrativo e feita uma análise criteriosa do relatório da fiscalização, segundo informado pelo coordenador do Procon, Algaci Túlio. “Foram inúmeras as irregularidades constatadas não condizentes com a legislação e o termo assumido como cadeiras sem numeração, orientadores em número insuficiente e despreparados, setores sem identificação, torcedores assistindo ao jogo em pé por falta de cadeiras, sanitários sem água e iluminação, rompimento de canos de esgoto, restos de materiais de construção espalhados pelo estádio, entre outros”, enumerou.
Também foram muitos os torcedores que manifestaram sua indignação por e-mails, telefone e reclamações junto a Coordenadoria em relação aos serviços prestados pelo fornecedor, solicitando a restituição dos valores pagos .
Muito embora a Federação tenha sido notificada quando da abertura do processo administrativo, ainda no final do ano passado, deixou de apresentar sua defesa. A omissão resultou em sanção aplicada à revelia, conforme prevê a legislação. A Federação Paranaense de Futebol já foi notificada para que efetue o recolhimento da multa ou apresente recurso.