Procon lembra o Dia do Consumidor com campanha Consumo Consciente

A campanha será desenvolvida durante todo o ano e vai orientar os consumidores a planejar gastos, pesquisar preços, não comprometer o orçamento doméstico com financiamentos e também como obter informações sobre fornecedores, produtos e serviços básicos
Publicação
13/03/2009 - 15:40
Editoria
A coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, lançou nesta sexta-feira (13), a campanha “Consumo Consciente”, para orientar a população sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo. O lançamento foi durante a comemoração do Dia Internacional do Consumidor, na Boca Maldita, centro de Curitiba. A campanha será desenvolvida pelo órgão durante o ano todo. “Planejar gastos, pesquisar preços, não comprometer o orçamento doméstico com financiamentos que podem levar à inadimplência, obter informações sobre fornecedores, produtos e serviços são pontos básicos que devem ser observados pelo consumidor consciente”, enfatiza a Coordenadora do Procon-PR. Na comemoração, técnicos do Procon atenderam, entre 9 e 17 horas, as pessoas que circulavam no local, com informações e distribuição de material com orientações sobre a campanha. Parceiros no evento, Copel, Sanepar, Ipem, Detran, ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e a Secretaria Estadual da Saúde, também prestaram atendimento ao público nas suas áreas de atuação. Balanço- A Coordenadora do Procon falou sobre as atividades do órgão, informando que em 2008 foram realizados 158 mil 223 atendimentos, entre orientações telefônicas (mais de 94 mil), atendimentos pessoais (32 mil), e-mails de todo o Brasil (29 mil), e audiências (mais de 13 mil). Além das reclamações e informações em todas as áreas, foram prestados esclarecimentos em relação a portabilidade telefônica e sobre as novas regras dos SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor), de empresas com serviços regulados pelo Governo Federal. A média foi de 625 atendimentos por dia e a telefonia (fixa e celular), foi o assunto com o maior número de reclamações. Em segundo lugar vem os bancos e na sequência financeiras, compra de veículos e cartão de crédito. “Apesar do serviço de telefonia liderar novamente o ranking”, explica Ivanira, “foram os problemas com aparelhos celulares, com mais de 6 mil queixas, que mais aborreceram os consumidores em 2008”. O Procon-PR é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e tem também sob sua responsabilidade 38 ações civis públicas propostas para garantir os direitos dos consumidores. Outros projetos desenvolvidos no ano foram o incentivo à criação de Procons municipais, treinamento, e assessoria técnica; apoio a entidades civis de defesa do consumidor; elaboração da Cartilha do Consumidor e de materiais específicos; pesquisas de preços de produtos e serviços. Também o portal na internet foi totalmente reestruturado para facilitar o acesso a diversos serviços como consultas ao Cadastro, andamento de processos administrativos na Coordenadoria Estadual e nos 22 Procons municipais integrados ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.

GALERIA DE IMAGENS