O Procon-PR (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) e o Ipem-PR (Instituto de Pesos e Medidas) realizaram, nesta terça-feira (09), uma ação fiscal preventiva no litoral paranaense. O objetivo do trabalho conjunto foi verificar prazos de validade, condições das embalagem, armazenamento, bem como peso e certificação dos produtos comercializados.
Dos 12 supermercados fiscalizados pelo Procon, um sofreu autuação por comercializar produtos com prazos de validade vencidos no balcão de refrigerados (iogurtes, massas, manteiga, salames etc.). As mercadorias irregulares foram retiradas e o fornecedor autuado, devendo ser multado por colocar à venda produtos que podem causar danos saúde, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.
Já os fiscais do Ipem realizaram a ação com pré-medidos em três estabelecimentos e constataram que em um deles o pãozinho de sal, mais conhecido como francês ou d’água, apresentou peso abaixo de 47 gramas. Houve ainda a apreensão de brinquedos sem certificação, o que também sujeita os fornecedores a multas.
Recomendações – Algumas recomendações foram citadas pelo coordenador do Procon-PR, Algaci Túlio, na hora da comprar produtos alimentícios de forma a serem evitados possíveis prejuízos à saúde, lembrando que o consumidor deve ser “mais observador e exigente”.
“É importante ficar atento à embalagem e à consistência do produto, e nunca esquecer de verificar a data de fabricação e o prazo de validade” enfatizou. A boa condição de refrigeração do estabelecimento também deve ser observada pelo consumidor. Sobre os produtos refrigerados deve haver uma névoa, o que indica a baixa temperatura própria para a conservação deles, mas o acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significa temperatura incorreta. “Os alimentos congelados ou resfriados devem ser deixados para o final das compras”, completa Túlio.