Em 2007, o Procon /PR bateu um novo recorde de atendimentos desde a sua criação, com 160 mil 263 registros de consumidores. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (17) pela coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro durante a comemoração do Dia Internacional do Consumidor, realizada pelo órgão na Boca Maldita, no centro de Curitiba. Uma feira de serviços foi montada no local, em parceria com a Agência Nacional de Saúde (ANS), Copel, Detran, Ipem e Sanepar, para atender consumidores e usuários.
Ivanira salientou que este número representa um aumento de cerca de 25% em relação ao ano anterior e que a média diária chegou a 638 atendimentos para um período de 251 dias úteis. No rol das principais queixas estão os problemas com telefonia fixa (que mantém esta posição desde 1999) - 12.041 atendimentos; bancos - 10.637 atendimentos; equipamentos telefônicos (aparelhos celulares) – 6.647; financeiras – 6.496; telefonia celular – 5.784, compra e venda de veículos –5.132 e cartão de crédito – 5.043. Os registros incluem orientações por telefone e pessoais, reclamações, cartas, e-mails, consultas de cadastro, e informações “extra-Procon”, que são as que não se referem a consumo.
A feira de serviços teve início às 9 horas com atividades até as 17 horas. No local, técnicos esclareceram dúvidas da população, informando quanto aos direitos na relação de consumo, com distribuição de material com orientação e do Código de Defesa do Consumidor. Além do atendimento à população, uma apresentação da Banda de Polícia Militar marcou a data.
CADASTRO - O consumidor já pode saber quais foram as empresas mais reclamadas no Procon/PR. Para isso, é preciso acessar o endereço eletrônico na internet (www.pr.gov.br/proconpr) e clicar no link fornecedores com reclamação. Os dados constam do Cadastro de Reclamações Fundamentadas e se referem a reclamações abertas pela população no órgão estadual, bem como nos Procons municipais que compõem o Sistema Estadual Integrado.
A coordenadora esclareceu que a página do Procon/PR na internet está sendo reestruturada e que o link dos fornecedores mais reclamados é a primeira etapa desse processo. “Com facilidade”, afirmou, “o consumidor pode consultar a lista geral por classificação, por ordem alfabética, ou buscar uma empresa específica para saber se ela apresenta reclamações, definindo também o ano ou período de abrangência. A listagem é atualizada diariamente. Ao clicar no nome da empresa, terá conhecimento dos principais problemas e se houve ou não solução. Assim, o consumidor terá condições de melhor se informar a respeito da empresa, antes de adquirir um produto ou solicitar um serviço”.
O Procon/PR foi criado em 1991, no primeiro mandato do governador Roberto Requião, e é vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania. O atendimento é de segunda à sexta-feira e é gratuito, pelo 0800-41-1512, das 8h30min às 18 horas, e pessoalmente, no Espaço da Cidadania, Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Centro, Curitiba, das 9 às 17 horas.
CONSELHO - À tarde, no Palácio das Araucárias, o diretor-geral da Secretaria da Justiça e Cidadania, Luiz Carlos Giublin, empossou os membros titulares e suplentes do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, que têm a tarefa de definir quais os setores do Procon que receberão recursos financeiros para ampliação e modernização visando a melhoria e rapidez no atendimento à população. Os recursos têm origem nas multas aplicadas a fornecedores que não cumpriram o Código de Defesa do Consumidor.
Procon do Paraná registra recorde de atendimentos em 2007
O órgão bateu um novo recorde de atendimentos desde a sua criação, com 160 mil 263 registros de consumidores. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (17) pela coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro durante a comemoração do Dia Internacional do Consumidor
Publicação
17/03/2008 - 16:40
17/03/2008 - 16:40
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