Com a aproximação das férias, alguns cuidados devem ser tomados para que sejam evitados aborrecimentos, como os enfrentados por 80 consumidores atendidos pelo Procon-PR neste ano. Eles apresentaram queixas relativas a cancelamentos de contrato, serviços não fornecidos, dúvidas sobre cobrança, propaganda enganosa de pacotes turísticos, agências, passagens, hotéis e pousadas.
“Em primeiro lugar,” afirma o coordenador Algaci Túlio, “deve ser feita a programação do período de férias com uma certa antecedência, pois, nem sempre, é possível encontrar passagens, pacotes turísticos ou vagas em hotéis na última hora”. O Procon aconselha que a definição do local seja feita de acordo com as possibilidades financeiras do consumidor. “Se a opção for pelo pagamento parcelado é importante que se faça uma análise para saber se a prestação mensal comprometerá o orçamento”, comenta Túlio.
O passo seguinte será verificar o transporte e a hospedagem, com a conciliação das datas do transporte com as reservas feitas em hotéis, períodos de estada e horário de chegada ao hotel.
Hospedagem – Ao efetuar sua reserva em uma agência de turismo, o consumidor deve comunicar os requisitos esperados para a sua viagem, tais como hotéis de preferência, localização, nível de conforto, lazer, bem como o tipo de acomodação.
As reservas devem ser feitas com antecipação e o comprovante emitido, pois em caso de desistência, o hotel precisa ser notificado com antecedência, já que alguns cobram multa. Se for dado algum sinal ou pagamento antecipado, o consumidor tem que exigir o recibo e também o “voucher”, que é o documento do hotel garantindo que a acomodação está reservada e paga.
É recomendável levar os comprovantes quando chegar ao hotel, pois se este não proporcionar o que foi prometido, o consumidor terá o direito de pedir um abatimento no preço. Se ao chegar não houver vaga, é obrigatória a transferência para outro hotel da mesma categoria.
Transporte – Também o transporte deve ser visto com antecedência. As férias e feriados são ocasiões em que as companhias aéreas e terrestres não têm passagens à disposição para qualquer horário e data.
No caso do transporte aéreo, na reserva, o consumidor deve indicar o destino, as datas e horários pretendidos, sempre com flexibilidade. É importante verificar o volume que a companhia área permite para a bagagem, que varia de empresa para empresa, mas que deve constar no bilhete emitido, bem como o peso permitido para a bagagem de mão.
Já no caso de transporte rodoviário, o comprovante do consumidor é o bilhete de passagem, emitido em duas vias., no qual estão escritos o valor da passagem, o número do bilhete, data, horário de embarque, número da poltrona, origem e destino. Se houver desistência, a empresa deve ser informada pelo menos seis horas antes. Nesse caso, o consumidor obtém de volta os valores pagos ou o bilhete será remarcado. O passageiro pode levar no máximo 30 quilos e um volume de bagagem de mão até cinco quilos.
Tanto no transporte aéreo quanto no terrestre, as companhias têm responsabilidade pela bagagem. Se houver extravio, a empresa indenizará o passageiros mediante a apresentação do comprovante de bagagem, num prazo máximo de 30 dias.
Pacotes – Se a opção é a de um pacote de viagem, essas dicas são importantes:
a - Escolha a agência de turismo por sua idoneidade.
b - Procure uma empresa com tradição no mercado e consulte amigos que já viajaram por ela.
c - Pesquise outras agências que façam o mesmo pacote ou roteiro, analisando os preços e as diferenças nos preços à vista ou financiados.
d - Leia sempre com muita atenção o contrato, que é de adesão, antes de assinar.
e - Observe se o pacote inclui a parte aérea e terrestre, translado, serviços como passeios, seguros e aqueles que devem ser pagos à parte; se a agência tem um responsável no local de destino para resolver eventuais problemas. Todos estes itens devem estar bem claros no contrato.
f - Com alguns dias de antecedência, peça o documento de confirmação de reserva do hotel, nota de débito ou recibo da fatura do hotel, passagens com assento marcado, etiquetas de bagagem personalizadas, roteiros de viagem e uma cópia da programação.