Procon dá dicas de presentes nas compras para o Dia dos Pais

O consumidor deve sempre pedir a nota fiscal da mercadoria, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e estará impossibilitado de fazer qualquer reclamação
Publicação
02/08/2006 - 15:35
Editoria
Opções de presentes para o Dia dos Pais não faltam e se a criatividade não está ajudando, o Procon-PR dá dicas e orientações ao consumidor para suas compras. Se o pai é esportista, tênis e camisetas são ótimas sugestões; se está preocupado com a aparência, perfumes e roupas vão agradar. Para os intelectuais e conservadores, livros e cds de sua preferência. Há opções de eletroeletrônicos e até de caixas personalizadas de chocolates. De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Elizandra Pareja, qualquer que seja a escolha, o consumidor precisa tomar alguns cuidados na hora da compra para depois não se complicar. “Analisar a forma de pagamento é importante nas compras a prazo, bem como saber qual é o juro praticado e o valor final do presente”, alerta ela. “No caso de utilizar cartão de credito, o valor a ser cobrado é o preço à vista e quando os pagamentos forem com cheques pré-datados, fazer com que conste na nota fiscal e preencher os cheques nominais à empresa”. O consumidor precisa estar atento ao adquirir roupas e sapatos, verificando sempre a numeração correta de ambos e se na etiqueta constam os dados referentes à composição do tecido, tamanho, bem como as instruções de lavagem. Pareja alerta para que o consumidor tenha cuidado quanto à qualidade dos produtos e a possíveis defeitos na peça. No eletroeletrônico, o manual, em português, e o certificado de garantia preenchido devem acompanhar a mercadoria. Nas suas compras, o consumidor deve sempre pedir a nota fiscal da mercadoria, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e estará impossibilitado de fazer qualquer reclamação. O prazo de reclamações é de 30 dias para produtos perecíveis como perfumaria, bebidas, etc., e de 90 quando o presente for um tênis, celular e roupas, por exemplo. Se houver algum problema, o consumidor pode se dirigir ao Procon-PR, que fica na Alameda Cabral 184, no centro de Curitiba ou ao Procon do seu município. Poderá ainda entrar em contato pelo “Disque Procon” 0800-41-1512 e também solicitar informações pelo “Procon on line”, acessando o site na internet www.pr.gov.br/proconpr. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas. É preciso trazer cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e também a nota fiscal, recibo ou o ticket de caixa da compra efetuada.