Procon alerta consumidores sobre celulares sem assistência técnica

As queixas sobre aparelhos celulares com defeito ficaram em primeiro lugar no Procon, em 2007, com 4.579 atendimentos e, neste ano, já somam 1.235
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06/05/2008 - 15:30
Editoria
As queixas sobre aparelhos celulares com defeito ficaram em primeiro lugar no Procon, em 2007, com 4.579 atendimentos e, neste ano, já somam 1.235. A informação é da coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, que faz um alerta aos consumidores, principalmente, sobre as marcas Benq/Siemens e Gradiente, para que evitem a compra desses produtos. “Apesar de ainda estarem à venda em diversos estabelecimentos e mesmo pela internet”, explica a coordenadora, “as referidas empresas não cumprem com os direitos dos consumidores, pois os aparelhos são vendidos sem garantia contratual e não existe assistência técnica ou escritório de representação”. Ivanira salienta que, quando os consumidores tentam contato com as empresas, as chamadas telefônicas não são atendidas. Além disso, os representantes da Benq/Siemens e da Gradiente não comparecem às audiências de conciliação, não encaminham qualquer proposta de solução, e os acordos anteriormente firmados não são cumpridos. GARANTIA – Das queixas relativas a celulares no Procon-PR, cerca de 65% referem-se a aparelhos que apresentaram problemas após pouco tempo de uso, ainda dentro do prazo de garantia. Também é significativo o número de atendimentos relacionados à falta de assistência técnica e falta de garantia. No entanto, os consumidores que têm procurado o Procon para reclamar destas marcas não estão desamparados. “As lojas que vendem esses produtos são solidárias e, portanto, respondem legalmente pelos vícios de qualidade apresentados pelos referidos aparelhos”, salienta Ivanira.

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