Celebrado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é também uma comemoração com grande apelo comercial. Assim, valem algumas recomendações do Procon-PR para ajudar na compra do presente para o papai.
Com a concorrência acirrada, é possível encontrar bons preços. “Mas, ainda assim”, alerta a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, “cuidado com as promoções e ofertas, e evite comprar por impulso. Uma compra consciente pode garantir uma comemoração agradável e evitar futuros problemas”.
A recomendação é para que o presente seja adequado a quem o recebe. “É preciso que o consumidor identifique o perfil do seu pai antes de sair em busca de um presente”, salienta Ivanira. “Depois, é faça uma pesquisa de preços tanto em lojas, por telefone, internet e anúncios em jornais ou encartes”.
A etapa seguinte é a analise da forma de pagar. Nas compras à vista peça desconto; nas parceladas, escolha um estabelecimento que ofereça o menor preço a prazo e verifique as taxas de juros, comparando o total a prazo com o valor à vista. As compras no cartão de crédito devem ser cobradas com o preço à vista. Evite o crédito rotativo devido aos altos juros.
Dicas importantes e podem evitar aborrecimentos e problemas:
1. Peça a nota fiscal com a discriminação detalhada do produto ou do serviço.
2. A troca é obrigatória quando há defeito do produto, nas outras situações (tamanho, modelo e cor) depende da loja, certifique-se da possibilidade de troca.
3. Pontas de estoque, liquidações e promoções nem sempre permitem a troca do produto.
4. Nas compras pela Internet, certifique-se que data de entrega e.imprima o comprovante descrevendo o produto ou serviço e valor; peça um e-mail ou fax com a confirmação do pedido.
5. Se o pagamento for com cheques pré-datados, coloque bom para...., e faça constar na nota fiscal.
Direitos
Pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), todos os produtos devem apresentar a informação de quantidade, características, composição, qualidade, preço, entre outros dados. Portanto, ao adquirir peças de vestuário elas devem ter etiqueta indicando tamanho; razão social do fabricante ou importador; Cnpj; origem; composição; cuidados de conservação. etc. Em caso de liquidações, os produtos ofertados com pequenos defeitos devem ser informados ao consumidor.
Para quem não tem muito tempo para pesquisar, a internet pode ser uma boa opção com os mecanismos de comparação de preços. Apesar da facilidade, nas compras on-line também é preciso ter cuidados. Busque sites conhecidos e se informe com quem já o utilizou; evite páginas que não tenham telefones de contato, endereço e Cnpj e, para sua segurança, certifique-se da existência de um cadeado e que o endereço comece com https://.
Ao adquirir um produto fora do estabelecimento comercial – internet, telefone, feiras, etc – o CDC prevê o direito de devolução da mercadoria no prazo de sete dias úteis após a compra ou recebimento, com recuperação do valor pago.
Os filhos que optarem por levar o seu pai para almoçar fora, ouvir música ao vivo ou realizar programas semelhantes, devem fazer a reserva para evitar as filas. O “couvert artístico” pode ser cobrando na apresentação artística ao vivo, a cobrança deve ser informada em local visível. Já a cobrança de consumação mínima é ilegal.
História
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado no interior de Washington, nos Estados Unidos, em 10 de junho de 1910, quando uma filha conseguiu mobilizar a cidade e promover um dia especial para homenagear seu pai. A data escolhida foi a do aniversário dele. Pouco tempo depois, a celebração espalhou-se por outros estados americanos e foi, então, criado um Dia dos Pais nacional.
No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto. A idéia foi importada dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering, em homenagem ao patriarca da família foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953.
Procon alerta: compra de presente para Dia dos Pais necessita atenção
Com a concorrência acirrada, é possível encontrar bons preços, mas, ainda assim, alerta a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro
Publicação
03/08/2007 - 15:23
03/08/2007 - 15:23
Editoria