Procon adota sistema de senhas para melhorar atendimento


A partir de segunda-feira (12), quem for à sede da Coordenadoria vai utilizar o novo sistema
Publicação
08/02/2007 - 15:20
Editoria
O Procon-PR (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) vem, desde meados do ano passado, realizando uma série de mudanças, principalmente no atendimento às pessoas que procuram a sede, com o objetivo de agilizar a abertura do processo de reclamação do consumidor. Assim, a partir desta segunda-feira (12), terá início o sistema de senhas, com a distribuição de 100 senhas por dia, aos consumidores que se dirigirem à sede, na Alameda Cabral, 184, centro de Curitiba, para efetuar a sua reclamação. O horário de atendimento vai das 9h às 17h. Para a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro, a mudança do sistema no atendimento pessoal será benéfica para o consumidor, pois evitará filas, reduzirá o tempo de espera e permitirá melhor qualidade no atendimento. “Além disso”, explicou, “já no momento registro da reclamação está sendo marcada a audiência de conciliação e emitida a notificação. A média diária de audiências realizadas pelo Procon chega a 70.” Internet – Ivanira salienta que outra inovação para o consumidor, e também para o fornecedor, é a consulta à página do Procon, no endereço eletrônico www.pr.gov.br/proconpr , link “Novos Serviços”, da data de realização da audiência bem como o andamento do processo na Coordenadoria Estadual. Além disso, a integração do sistema permite que sejam realizadas consultas junto aos Procons de 12 municípios: Bandeirantes, Cambé, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Mandaguari, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Umuarama. Para tanto, basta o consumidor digitar o número do protocolo do seu atendimento e o fornecedor, o de seu CNPJ, e escolher o município onde está tramitando a reclamação. Em breve, os demais Procons municipais passarão a integrar o sistema, como resultado de convênio firmado com a Secretaria de Justiça e Cidadania/Procon-PR e Celepar. Também é pela internet que o consumidor pode acessar informações relativas a fornecedores com reclamação inscritos no Cadastro de Defesa do Consumidor do Procon-PR; dirimir dúvidas relacionadas a problemas de consumo – link “Procon Responde” –; realizar alteração de endereço; bem como solicitar o arquivamento da sua reclamação, acessando o formulário disponível on line. Nos próximos meses, outras mudanças serão implantadas em todos os departamentos da Coordenadoria, visando dar maior agilidade aos procedimentos internos.

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