Entre os diversos temas que serão debatidos na Chamada Geral pela Integração Latino-Americana, que começa nesta quinta-feira (5) e encerra no sábado (7), no Centro de Convenções de Curitiba, dois são de fundamental importância para a compreensão da realidade brasileira e latino-americana: a dívida pública e as privatizações e as conseqüências do neoliberalismo.
A discussão sobre o primeiro tema, que será realizada na sexta-feira (6), às 19h30, trará debatedores nacionais e internacionais que falarão sobre a conjuntura econômica da América Latina, a dívida pública, e a criação do Banco do Sul. No âmbito internacional, a mesa contará com a presença do argentino Jorge Marchini (Observatório Internacional da Dívida), do equatoriano Hugo Arias Palácios (Grupo Nacional da Dívida - Comissão de Investigação da Dívida) e do professor da Universidade Simon Bolívar, da Venezuela, Servando Alvarez.
Do Brasil, participarão o economista Nilson Araújo (Instituto do Trabalho Dante Pelacani), Marcos Arruda e Maria Lúcia Fatorelli (Rede Jubileu e PACS- Instituto Políticas Públicas Alternativas para o Cone Sul). A mesa será coordenada pela ex-deputada federal e ex-vereadora de Curitiba, Dra. Clair da Flora Martins.
Neoliberalismo - No painel de sábado (7), às 9h, o debate será sobre as privatizações e os reflexos do neoliberalismo. A coordenação da mesa ficará por conta de Waldemar Simão Junior (Assembléia Popular e Coordenação dos Movimentos Sociais). As quatro áreas abordadas terão como palestrantes Marisa Stédile (Sindicato dos Bancários e Federação dos Bancários do Paraná), Ulisses Kaniak (Sindicato Engenheiros e Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros), Acir Mezzadri (Fórum Contra os Pedágios), Saulo de Tarso Pereira (Diretor da Ferroeste) e a própria Dra. Clair da Flora Martins, que falará sobre a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.
A participação na Chamada Geral pela Integração Latina Americana é gratuita, e os debates serão realizados por meio de plenárias, que permitem a participação do cidadão. “O evento constitui ótima oportunidade de aprofundamento sobre questões relevantes para o nosso país e para a América Latina, pois as pessoas poderão participar oferecendo sugestões e obtendo informações importantes para a formação da cidadania”, diz Clair.
Mais informações sobre os temas que serão debatidos na Chamada Geral pela Integração Latino-Americana podem ser obtidos no site www.forumsocialdomercosul.org.
Serviço
Fórum Social do Mercosul
Chamada Geral pela Integração Latino-Americana
Data: 5, 6 e 7 de julho
Local: Centro de Convenções de Curitiba.
Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 370 - CEP 80010-180
Curitiba - Paraná – Brasil - Fone/Fax: (0xx41) 3322-8955.
Privatizações e dívida pública entram em debate
As mesas serão composta por personalidades nacionais e internacionais
Publicação
04/07/2007 - 17:06
04/07/2007 - 17:06
Editoria