Principais destinos turísticos do Paraná estão acima da média brasileira

Avaliação foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas para o Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo
Publicação
26/08/2008 - 16:00
Editoria
O diagnóstico da competitividade dos três destinos turísticos indutores do desenvolvimento do Paraná – Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá (Ilha do Mel) – mostra que o Estado está acima da média nacional em todos os quesitos avaliados. A avaliação foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, e divulgada na semana passada. “Em relação à infra-estrutura, os três destinos estão acima da média das capitais (70,5), com 85,1 para Curitiba; 70,6 para Foz e 72,4 para Paranaguá”, destaca o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron. Outros critérios com avaliação superior a 70 em Curitiba foram os aspectos sociais (71,4 contra 62,5 das demais capitais) e economia local (75 contra 64,7 das capitais). Em Foz do Iguaçu, a avaliação da FGV mostra que os atrativos turísticos estão acima da média das capitais (71,5 contra 55,8), os aspectos ambientais (74,9 contra 55,1) e o monitoramento (72,5 contra 41,6) também. “Monitoramento e marketing foram os critérios com as menores médias no Brasil, com 34,8 e 37,7 respectivamente, e em nossos três destinos estes critérios estão muito bons”, diz Caron. Curitiba obteve 53,8 em monitoramento e Paranaguá, 41,3. Em marketing, Curitiba ficou com 62,2; Foz com 67,5 e Paranaguá, 40,1.