Mais uma etapa das obras de urbanização do Guarituba, em Piraquara, está em andamento. As avenidas Betonex e Juri Danilenko, as principais e mais movimentadas da antiga ocupação irregular, estão sendo pavimentadas. Elas recebem asfalto numa extensão de 2 mil metros, de um total de 50 quilômetros de ruas que serão pavimentadas com asfalto ou paver (blocos de concreto).
Trechos das ruas São José, Avenida das Orquídeas, Vergínia Batista de Souza e Mararupá já receberam asfalto. Também está prevista a pavimentação das ruas Richard Lickfield e Joaquim José Simões. Essas obras estão acontecendo graças ao PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), que beneficiou o bairro com R$ 91,7 milhões, entre recursos do Governo Federal e contrapartidas do Estado e do município.
O projeto “Novo Guarituba” vai transformar a vida de 12 mil famílias. Serão construídas 803 casas para as famílias que moram em área de risco, à beira do Rio Ivaí, manancial de água responsável pelo abastecimento de 1,8 milhão de pessoas na Grande Curitiba; além das 11.197 que terão garantidas as posses de suas terras. O projeto é desenvolvido pela Cohapar em parceria com diversos órgãos da administração estadual e prefeitura de Piraquara.
EVOLUÇÃO – Para Rafael Greca, presidente da Cohapar, a colocação do asfalto é mais uma etapa da evolução do Guarituba. “O Governo do Paraná vem realizando intervenções importantes no Novo Guarituba, sempre visando o resgate social da população que se instalou às margens dos rios, além da proteção e conservação do meio ambiente”, afirmou. “O asfalto é mais um pedaço desta importante obra e que vai melhorar muito a qualidade de vida dos moradores.”
O secretário de obras de Piraquara, Nabil Samaha, acredita que as obras no Guarituba estão trazendo muitas melhoras para o bairro e a colocação do asfalto é mais um benefício para toda a população. “A qualidade de vida vai melhorar muito, vai acabar o pó e a lama e, além disso, com o asfalto vai haver uma valorização dos imóveis e do comércio, isso vai contribuir para o desenvolvimento local”.
MUDANÇAS - O aposentado Generino José Rosendo, que mora no Guarituba há 11 anos, ainda não acredita que a Betonex está sendo asfaltada. O trabalho nessa avenida está quase concluído. “A nossa vida já está muito melhor, cada vez tem mais melhorias aqui no nosso bairro”, atestou. “Antes, eu pensava duas vezes antes de sair de casa, na chuva não dava para andar, porque tinha muita lama, e no calor, era um poeirão. Mas agora tenho gosto ir às ruas”, afirmou Rosendo, enquanto se dirigia até uma loja na Betonex.
O casal Rosângela e Jairo de Souza mora na Rua Betonex, onde também tem uma loja. Morando no mesmo local há 14 anos, já não acreditavam mais numa melhora no bairro. “Ficamos muito tempo esquecidos aqui. Já pensamos até em fechar a loja, em dias de chuva, não aparecia ninguém por causa do barro”, contou Rosângela.
Segundo Jairo, muita coisa foi feita desde 2005, e a vida está muito mais fácil. “Já fizeram muito aqui, tem galeria e já não alaga mais, agora tem esse asfalto lindo e não vai mais ter pó e nem lama”. Ele acredita que até o movimento da loja vai aumentar. “Muita gente nem vinha para cá, porque as pessoas falavam que era difícil o acesso. Agora temos um belo acesso e as pessoas podem vir sem medo”, disse.
A dona-de-casa Ilda Celi Sizanoski costuma andar de bicicleta pelo bairro para seguir as recomendações médicas de praticar exercícios. Mas ela lembra que sempre foi bastante difícil pois as ruas eram esburacadas e tinha muito pó. “Agora ficou bom, porque posso andar pelo bairro mesmo, as ruas estão boas, vou me exercitar ainda mais”. Morando no Guarituba há 38 anos, Ilda conta que antigamente o local era um banhado e que a vida era bastante difícil. “Antes não dava ânimo nem de sair de casa, mas agora o nosso bairro está transformado, dá até gosto de morar aqui”, conta.
Principais avenidas de antiga ocupação irregular no Guarituba são asfaltadas
Avenidas Betonex e Juri Danilenko já têm parte pavimentada, entre as obras de urbanização que o bairro vem recebendo com recursos do PAC
Publicação
05/09/2008 - 16:21
05/09/2008 - 16:21
Editoria