O presidente da Cohapar - Companhia de Habitação do Paraná Cohapar, Rafael Greca, assinou nesta quarta-feira (8), em Irati, na região Sudeste do estado, o contrato de viabilidade para a execução das primeiras casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” no Paraná. A construção das 437 moradias foi viabilizada pelo Comitê Estadual, gestor do programa, que está realizando avaliações em áreas de todo o Estado.
“Irati se torna a primeira cidade média do Paraná, com 56 mil habitantes, a implantar o programa “Minha Casa, Minha Vida” e dentro de um mês vamos licitar a construtora que vai executar as obras deste novo bairro. A exemplo de Irati, vamos repetir a implantação do programa em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes”, explicou Greca.
Segundo ele, esta iniciativa deve servir para estimular outras cidades a apresentarem terrenos adequados à construção de moradias populares. “Que os municípios se inspirem nesta feliz iniciativa de Irati e busquem viabilizar o programa idealizado pelo governo federal e nos tragam terrenos adequados, bem localizados na malha urbana e com infraestrutura”.
Para o superintendente da Caixa, Arielson Bittencourt, a soma de esforços e a iniciativa da Cohapar foi fundamental para o lançamento do primeiro programa do “Minha Casa” no Paraná. “Em Irati vemos o resultado da soma de esforços do governo federal no aporte de recursos, do município que tinha a área, e da Cohapar, que elaborou o Projeto Urbanístico (PU), construtivo e a regularização das áreas. Os demais órgãos - Suderhsa, IAP, Sedu, Comec, Mineropar, além dos municípios – todos unidos por intermédio de Rafael Greca, dinamizaram, em grupo, as definições necessárias para acelerar a implantação desse programa”, destacou Bittencourt.
Das 437 casas, 189 possuem 35 metros quadrados de área construída em lotes de 10 x 20, para famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos. As demais de 52 e 63 metros quadrados são destinadas para quem recebe de 3 a 10 salários mínimos, de acordo com o estabelecido pelo programa Federal para cada Estado. “O projeto de Irati foi concluído de forma bastante dinâmica pelo município, que doou as áreas à Cohapar, que desta forma fez com que sua equipe de técnicos elaborasse com mais agilidade o projeto e os demais órgãos avaliassem a sua viabilidade”, explicou o presidente da Cohapar.
O prefeito de Irati, Sérgio Luiz Stocklos, se emocionou com a implantação do programa em seu município, que comemora 102º anos de emancipação no próximo dia 15. “A partir desta data podemos praticamente zerar nosso déficit habitacional se somarmos aos demais empreendimentos já construídos pela Cohapar nos últimos anos. Sem a parceria da Caixa e a Cohapar não conseguiríamos realizar este programa, que vai movimentar a economia da nossa cidade com novos empregos - diretos e indiretos - além da geração de impostos”.
O programa - O programa prevê a construção de um milhão de moradias em todo o país e 44.172 unidades no Paraná. 32.173 casas poderão ter seus projetos coordenados pela Cohapar. Desse total, 12.202 serão construídas na Região Metropolitana de Curitiba e 19.971 em cidades com mais de 100 mil habitantes.