Até o final de março a Celepar – Informática do Paraná deverá concluir o desenvolvimento da primeira fase do sistema de gestão hospitalar Hospub, cujo projeto-piloto será instalado no Centro de Reabilitação do Paraná. Desenvolvido em software livre, através da cooperação técnica entre a Celepar e os Ministérios da Saúde e do Planejamento e o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti de São Paulo, o Hospub é um sistema web de gestão de saúde.
Segundo o presidente da Celepar, Nizan Pereira, após a implantação do projeto no Centro de Reabilitação do Paraná em Curitiba o sistema ficará disponível para os hospitais regionais, universitários, prefeituras e demais instituições interessadas.
O Hospub começou a ser construído inicialmente pelo Datasus, empresa de informática do Sistema Único de Saúde, em 2004, mas não chegou a ser concluído. No ano passado o Governo Federal resolveu retomar o projeto reunindo a experiência de várias entidades. Devido a sua experiência no desenvolvimento e utilização de programas de código aberto, a Celepar assumiu a tarefa de efetuar a análise, verificação, correção dos códigos-fontes do sistema e implementação de novas funcionalidade para atender as necessidades da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA).
De acordo com Henrique Salatino Miorelli, diretor de Desenvolvimento da Celepar, os técnicos da Celepar estão construindo um ambiente de gestão que ao final contemplará diversas áreas de atendimento à saúde, desde o controle de estoques dos hospitais e postos de saúde, até internamento de pacientes, prontuário médico, atendimento ambulatorial, controle de consultas e exames, atendimento em UTIs, entre outros. Além disto, o sistema pretende integrar hospitais, postos de atendimento e órgãos públicos responsáveis pela gestão do setor de saúde.
A evolução do Hospub vem sendo avaliada sistematicamente pela equipe da Celepar, que além dos técnicos reúne diretores, gerentes, coordenadores e analistas.