O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta quinta-feira (28) a terceira prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referente ao mês de outubro em Curitiba. Segundo a pesquisa, o índice calculado nos últimos 30 dias terminados em 23 de outubro, foi de 0,42%, contra 0,23% da quadrissemana anterior.
De acordo com a pesquisa, a maior influência para a terceira prévia da inflação foi do grupo Transporte e Comunicação que apresentou alta de 1% nos preços de seus produtos. Em contrapartida, houve queda nos grupos Alimentos e Bebidas (-1,02%)e o de Vestuário (-0,17%).
O técnico do projeto IPC, Gino Schlesinger, explica que, se o grupo Transporte e Comunicação não tivesse apresentado elevação nos preços de seus produtos, o índice da terceira quadrissemana seria igual a 0,18%.
Os itens que mais contribuíram para a composição do índice apresentaram as seguintes variações: casas noturnas (22,08%), conserto de veículos (-3,44%), automóvel de passeio nacional zero (1,57%), serviços de telefonia residencial (2,83%), leite (-3,26%) e pão francês (-4,09%).