O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta quinta-feira (28) a terceira prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do mês de julho em Curitiba. De acordo com a pesquisa, realizada nos últimos 30 dias terminados no dia 23, a inflação na capital paranaense continua em alta, fechando a quadrissemana em 0,57%.
De acordo com a coordenadora do projeto IPC, Maria Luiza de Castro Veloso, o resultado é o maior das últimas oito semanas, sendo 0,47 ponto percentual mais elevado que o índice estimado na segunda prévia do mês (0,10%).
A alta na inflação, segundo a coordenadora, foi determinada principalmente pela elevação nos preços dos produtos e serviços de Transporte e Comunicação, que subiram em média 1,03%. Outra forte contribuição, explica, foi do grupo Saúde e Cuidados Pessoais, com alta de 2,3%.
Individualmente, os itens que mais contribuíram no índice geral, com alta, foram: remédios (5,54%), gasolina (5,60%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,87%) e álcool combustível (8,59%). Com baixa: batata- inglesa (-35,56%) e tarifa de ônibus urbano (-3,32%).
Em anexo as variações de todos os grupos e do índice geral.