A inflação de Curitiba na primeira prévia de dezembro foi de 0,49%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Ipardes. A taxa foi calculada nos últimos 30 dias terminados em 8 de dezembro e ficou estável em relação ao índice apresentando no mês fechado de novembro, que havia sido de 0,48%.
Ainda exercendo forte influência para o índice geral, o grupo Transporte e Comunicação apresentou alta de 1,34%. De acordo com a coordenadora do projeto IPC, Maria Luiza de Castro Veloso, a alta do grupo representou uma contribuição de 0,33 ponto percentual para o IPC da primeira quadrissemana do mês, o que significa que se o grupo tivesse se mantido estável o índice seria de 0,16%.
Com queda nos preços de seus produtos, os grupos Alimentos e Bebidas, e Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram as seguintes variações, respectivamente: -0,44% e –0,23%.
Os itens que mais contribuíram para a composição do índice apresentaram as seguintes variações: automóvel de passeio e utilitário usado (1,98%); álcool combustível (6,57%); casas noturnas (8,61%); gasolina (2,29%) e remédio analgésico e antitérmico (11,06%).
Na tabela anexa, as variações de todos os grupos e do índice geral da primeira quadrissemana de dezembro.