Presos da CPA soltam a voz na Catedral de Curitiba

Outros presos da mesma unidade prestam vestibular para Direito e Engenharia
Publicação
10/12/2010 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Dezoito presos que cumprem pena em regime semiaberto na Colônia Penal Agrícola, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), estrearam na noite de quinta-feira (09), na Basílica Catedral Metropolitana de Curitiba. Eles integram o Coral Voz da Esperança, criado há cerca de 40 dias, idealizado pelo secretário da Justiça e da Cidadania, José Moacir Favetti. “A música é uma linguagem universal e aproxima as pessoas. Considero a apresentação a verdadeira ressocialização desses indivíduos à sociedade”, analisou o secretário.
Os detentos cantaram músicas de Natal e de compositores clássicos como Handel e Verdi. O grupo foi selecionado por critérios, especialmente a disciplina, segundo o diretor da CPA, Lauro Valeixo. “Eles foram submetidos a um teste e ensaiaram, empolgados, todas as semanas”, comentou Valeixo.
O maestro Wilson Santos e a equipe de Simone Abate e Paulo Kühns conduziram o espetáculo, que também teve a participação dos corais Unimed Curitiba, Escola Superior da Polícia Civil, Caixa Econômica e Sociedade Thalia, onde todos no final cantaram juntos.
VESTIBULAR – Nesta sexta-feira (10), 21 internos da CPA fazem, dentro da própria unidade, vestibular para os cursos de Direito e Engenharia, da Faculdade Estácio Radial de Curitiba. De acordo com o diretor da instituição, Leandro Herculano, as inscrições dos presos foram gratuitas e, caso sejam aprovados, a direção vai adotar incentivos para que os detentos possam estudar.
Lauro Valeixo, da CPA, ressaltou que todos os vestibulandos estudaram na Escola Mário Faracco, que atende prisioneiros de todo o Sistema Penitenciário da Região Metropolitana de Curitiba. O resultado do vestibular está previsto para a próxima terça-feira.

GALERIA DE IMAGENS