A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, e o coordenador de artesanato da instituição, Iramar Diório Hermogenes, repassaram R$ 10 mil em ajuda financeira para a Associação dos Artesãos de Rio Negro, em solenidade realizada no gabinete do prefeito Alceu Ricardo Swarowski e acompanhada por um grupo de cerca de 40 artesãos de Rio Negro e Mafra (SC).
“Esta ajuda é a melhor possível e para nós será de grande valia. Temos uma loja recém inaugurada e vamos usar este dinheiro na compra de móveis, computador e outros equipamentos necessários para o funcionamento”, disse Doralice Horn, presidente da Associação, ao receber o cheque das mãos de Lucia Arruda.
“Não tenho a menor dúvida de que os recursos serão bem aplicados, tendo em vista que a Associação tem feito um trabalho belíssimo, reconhecido inclusive no exterior”, explicou Lucia. “Em mostras na França e na Áustria as peças de artesanato produzidas aqui se esgotaram rapidamente, o que demonstra o valor do trabalho dos artesãos de Rio Negro”, falou.
Em seguida, Lucia anunciou que as peças produzidas em Rio Negro e outros municípios paranaenses serão expostas na Fenearte, realizada entre 3 e 12 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. “Não tenho dúvidas que vamos repetir o sucesso de feiras anteriores, porque o Paraná, por sofrer a influência de vários povos em sua colonização, apresenta um artesanato diferenciado em relação aos demais estados brasileiros. Em Rio Negro, por exemplo, o artesanato feito com palha de milho segue uma tendência alemã, marcante na região”, disse.
“A ajuda do Provopar faz parte de uma parceria que mantemos com o Governo do Paraná desde o início de nossa administração, buscando a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, lembrou o prefeito Alceu Ricardo Swarowski.
Segundo ele, os recursos repassados pelo Provopar “fortalecem este grupo que gera empregos e renda em Rio Negro e, ao mesmo tempo, desenvolve a indústria do turismo”. A associação conta com 57 integrantes dos municípios de Rio Negro e Mafra (SC).
A solenidade contou ainda com a presença dos secretários municipais Airton Celestino (Cultura) e Kátia Saliba (Assistência Social) e de Arcioli Martins de Oliveira, do programa Arte Nossa do Provopar. Lucia Arruda, acompanhada do prefeito e da secretária municipal de Saúde, Neusa Heuko Swarowski, visitaram o espaço cultural Hildegard Muller Wunderlich, onde está exposto o trabalho do artista plástico Meinrad Anton Friedrich Horn, morto em 2003, que retrata as várias passagens da vida de Cristo, inclusive a Via Crucis.
Num espaço anexo, está o maior presépio de palha de milho do mundo, com 1,7 mil personagens, confeccionados por Meinrad e a esposa Doralice Horn, presidente da associação dos artesãos. Lucia Arruda também visitou a nova loja da Associação, no centro histórico de Rio Negro.
Presidente do Provopar repassa recursos para associação de artesãos de Rio Negro
Lucia Arruda anunciou que as peças produzidas em Rio Negro e outros municípios paranaenses serão expostas na Fenearte, em Olinda
Publicação
11/06/2009 - 13:10
11/06/2009 - 13:10
Editoria