A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, e a vice-presidente Maria Olivia Samek fizeram a entrega nesta segunda-feira (28) à tarde, no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, de 15 kombis e diversas máquinas e equipamentos, adquiridos com recursos próprios, para entidades filantrópicas de 28 municípios do Paraná.
“Esta é mais uma entrega de rotina do Provopar. A gente tem feito isto a cada dois ou três meses, a medida que acumulamos as compras dos equipamentos para as instituições, como kit de panificação, cozinha industrial, máquinas de costura. Hoje, em especial, estamos fazendo a entrega de kombis. A compra desses veículos só foi possível porque a Volkswagen nos concedeu um desconto especial”, afirmou Lucia Arruda, durante a solenidade de entrega.
Ela fez questão de destacar que o Provopar não dispõe de dotação orçamentária do governo do Estado e que os recursos para a compra de máquinas e equipamentos são originários da conta de luz da Copel (Programa Fome Zero), do Detran (placas especiais) e da venda de produtos apreendidos da Receita Federal. “Portanto, esta solenidade é uma forma de prestar conta à população do Paraná, mostrando como são aplicados os recursos doados ou arrecadados pelo Provopar”.
Lucia Arruda lembrou que há muito tempo as entidades, especialmente as Apaes, reivindicam a doação de veículos para transporte de crianças. “Desta vez, estamos dando mais esta importante ajuda para as instituições”, disse. Entre as entidades que receberam os veículos está o Lar Belavistense de Promoção Social, que atende 75 crianças, a maioria filhos de domésticas e trabalhadores rurais volantes, com oficinas de artesanato, trabalho na horta e aulas arte e informática.
“Com este veículo, vamos poder transportar as crianças para o médico, casa ou mesmo para a prática de atividade esportiva. Vamos fazer o transporte de mudas para atender a horta, de onde sai parte do sustento de nossa entidade”, afirmou Dirlei Mesquita Bandolin, presidente do Lar Belavistense.
A primeira-dama de Marialva e presidente da APMI – Associação de Proteção a Maternidade e Infância, Maria Angela Martins Molina Silvestre, recebeu em nome da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis uma prensa e uma prateleira no valor de R$ 16 mil. “Esta é uma grande conquista da associação, que é formada por pessoas carentes e que tiram sustento do material reciclável, que é jogado fora pela população. Com esta prensa, eles vão conseguir melhores preços e isto vem somar na melhoria de vida de cada um”.
Doações – Seis veículos foram entregues para os Provopar municipal de Quitandinha, São Jerônimo da Serra, Teixeira Soares, Campina da Lagoa, Campo do Tenente e Nova Santa Bárbara. Três para as APMIs de Coronel Vivida, Marialva e Santo Antonio do Paraíso. Os demais foram o Lar Belavistense (Bela Vista do Paraíso), Sindicato Rural (Cerro Azul), Secretaria de Ação Social (Lapa), Apae (Piên), Soame – Sociedade Ambiental, Cultural e Educacional (Rolândia), e Apae (São Sebastião da Amoreira).
Já os equipamentos foram entregues para 13 entidades interessadas em implantar ou que já implantaram programas de geração de renda. Foram atendidas a Associação de de Moradores do Bairro Lambari (Sapopema), Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis (Marialva), Hospital Regional João de Deus (Arapongas), Associação dos Produtores de Leite (Querência do Norte), Creche Municipal Tuquinha (Guairaçá), Provopar de Mato Rico, Associação Agroalves (Lapa), Lar São Roque (Nova Aurora), Associação de Assistência Koynonia (Piraquara), Associação Social Vicentina (Peabiru), Cozinha Agroindustrial (Bom Sucesso do Sul), Casa Betânia – Associação Luiza de Marillac (Araucária).
Presidente do Provopar entrega doações para 28 municípios
A entrega de veículos, máquinas e equipamentos foi realizada nesta segunda-feira (28) no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com a presença de representantes das entidades
Publicação
28/09/2009 - 17:28
28/09/2009 - 17:28
Editoria