A presidente do Provopar, Lucia Arruda, entregou recentemente certificados de conclusão do Curso de Marcenaria Básica e Artefatos de Madeira, com duração de 80 horas/aula, para 20 internos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.
A solenidade de entrega de certificados contou com a presença da diretora da penitenciária, Juraci Freitas, do vice-diretor Luiz Francisco da Silveira, e da coordenadora de Assistência Social do Provopar, Iva Sandra de Morais. O instrutor do curso foi Henrique Osório.
Antes da entrega dos certificados, Lúcia Arruda e Iva Sandra de Morais percorreram as instalações da penitenciária, passando pela lavanderia e pelo local onde está sendo realizado o curso de costura industrial, cujos custos foram bancados pelo Provopar.
As duas diretoras do Provopar estiveram ainda na sala onde estão expostos os trabalhos manuais feitos pelos presos, durante o Curso de Marcenaria Básica e Artefatos de Madeira, quando se deu ênfase a fabricação de brinquedos pedagógicos. O curso contou com a participação de dois agentes penitenciários.
Lúcia Arruda disse que o principal objetivo dos cursos ministrados pelo Provopar nas penitenciárias e educandários paranaenses é “a inserção dos presos no mercado de trabalho”. A presidente do Provopar lembrou que, de acordo com informações do Depen – Departamento Penitenciário do Paraná, o Estado apresenta um dos mais baixos índices de reincidência do país, em torno de 25% dos egressos. “Acredito que, com a capacitação dos presos, esses índice deverá baixar ainda mais”.