A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, e o coordenador do Arte Nossa, Iramar Diório Hermógenes, entregaram recentemente certificados de conclusão de cursos profissionalizantes a um grupo de 22 detentos da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. Onze detentos participaram do curso de marcenaria, ministrado por Paulo Roberto Viezzer, com 100 horas de duração. O mesmo grupo e outros 11 presos também concluíram o curso de mosaico, de 40 horas/aula, ministrado pelo artista plástico Luiz Lopes.
“Esses cursos são importantes porque a penitenciária conta com uma marcenaria montada, onde os presos já estão fabricando cadeiras, móveis infantis e mesas, cujos tampos são decorados com mosaicos. Portanto, um curso é o complemento do outro, para que os detentos possam produzir móveis com um diferencial, que é o mosaico”, afirmou Lucia Arruda.
Iramar lembrou que, em breve, será ministrado um novo curso de marcenaria, com 50 horas/aula. “A idéia é deixar os detentos bem preparados, para que possam se inserir no mercado de trabalho assim que cumprirem suas penas”, disse. Ele revelou ainda que o Provopar está agendando cursos de mosaico para Rolândia e com fibra de bananeira na Ilha do Mel, ambos abertos à comunidade.
A solenidade de entrega dos certificados teve a presença do juiz da Vara de Execuções Penais Antonio Acir Hrycyna; da diretora do presídio, Juraci Freitas; e do vice-diretor, Luiz Francisco da Silveira.
Presidente do Provopar entrega certificados a detentos da Penitenciária de Ponta Grossa
A instituição anunciou a realização de um novo curso de marcenaria com 50 horas/aula de duração
Publicação
18/11/2009 - 15:29
18/11/2009 - 15:29
Editoria