Presidente do Provopar entrega 4 kombis para entidades assistenciais

Entre as entidades beneficiadas, estão duas escolas de educação especial da Apae.
Publicação
22/04/2010 - 17:06
Editoria
A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, entregou nesta quinta-feira (22), no barracão da instituição, na Vila Guaíra, em Curitiba, quatro veículos Kombi para entidades assistenciais de Assaí, Manfrinópolis, Itambaracá e Santa Mônica.
“Os municípios contemplados são de pequeno porte, mas com um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social”, justificou Lucia Arruda, que fez questão de destacar ainda que entre as entidades beneficiadas estão duas escolas de educação especial da Apae, que juntas atendem cerca de 140 alunos portadores de deficiência intelectual, síndromes e múltiplas deficiências.
A Escola de Educação Especial “12 de Outubro”, de Assaí, no Norte do Paraná, atende cerca de 100 alunos. O presidente da instituição, José Carlos de Medeiros, informa que a escola recebeu recentemente uma plataforma elevatória doada pelo Ministério da Educação, e que o equipamento será adaptado no veículo doado pelo Provopar para facilitar o transporte de alunos em cadeira de rodas e com mobilidade reduzida.
Na solicitação feita ao Provopar, Medeiros revela que os alunos atendidos pela escola especial são, em sua maioria, de famílias que estão abaixo da linha de pobreza e em situação de vulnerabilidade social, necessitando de atendimento diferenciado e de proteção.
Segundo ele, o veículo doado pelo Provopar será utilizado para transportar os alunos não só para atividades educacionais e profissionalizantes, mas também para o esporte e recreação. Na solenidade de entrega do veículo, Medeiros foi representado por Darlan Rodrigues de Araújo.
Já a Escola Especial Raul Garcia, de Santa Mônica, atende 40 alunos. A entidade é presidida por Ramiro Palmieri, que pretende utilizar a kombi no transporte dos alunos. “Nossa entidade não possui um veículo próprio e tem dificuldades para transportar os alunos. Esta dificuldade aumenta nos dias de chuva. Daí a importância da doação deste veículo”, afirmou. Ele foi representado pela vereadora Sueli Ferreira da Silva.
A Apmi de Manfrinópolis, município do Sudoeste do Estado com pouco mais de 3,3 mil habitantes, também foi contemplada pelo Provopar. Segundo Ilena Fátima Pegoraro de Oliveira, presidente da Apmi, a instituição encontra uma série de dificuldades para atender as famílias carentes do município devido à falta de infraestrutura.
“O veículo chega numa boa hora e vai servir de apoio para os cursos de culinária, palestra de prevenção de doenças e planejamento familiar, atividades recreativas e esportivas, bem como para o encaminhamento das pessoas aos programas sociais do município”, explica.
Além disso, o veículo dará apoio à Pastoral da Criança, Clube de Mães e grupo de idosos, e vai ajudar na entrega de donativos e na execução do Programa Compra Direta, acrescentou o prefeito Silomar Elias de Oliveira, também presente à solenidade de entrega dos veículos. Ele revelou que a Apmi vai poder ampliar o número de pessoas atendidas. No ano passado, foram 655.
A presidente do Provopar de Itambaracá, no Norte do Paraná, Diomar Santin, vai usar a kombi doada por Lucia Arruda na entrega de donativos doados pela população ou empresas para as famílias carentes do município.
“Vamos usá-lo também no transporte de nossos alunos para a Escola Especial da Apae, em Bandeirantes, nas visitas domiciliares às famílias em situação de risco social e acompanhamento e atendimento das pessoas idosas na agência da Previdência Social em Jacarezinho”, disse. Ela esteve acompanhada de seu marido, o prefeito Amarildo Tostes.

GALERIA DE IMAGENS