A presidente do Provopar Ação Social, Lúcia Arruda, participou nesta quinta-feira (18), à tarde, no Bairro São Marcos, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, do encerramento do curso de artesanato em bambu ministrado pelo professor “Mestre Zé do Bambu”.
O curso contou com a participação de 23 alunos, que passam a integrar a Companhia do Bambu, uma cooperativa de trabalhadores e artesãos. A cooperativa é voltada à confecção de produtos feitos com o bambu, como poltronas, sino do vento, bancos, cadeiras, floreiras, cachepô, cabides, porta toalhas e varas de pescar.
“Passamos a contar com 43 associados, mas precisamos de mais gente, porque nossa produção não consegue atender a demanda por nossos produtos. Os pedidos se acumulam. Não conseguimos atender todos”, afirma Rosmari Oliveira Araújo, presidente da associação.
Ela conta que o apoio do Provopar foi fundamental para a formação e o desenvolvimento do grupo. “Aliás, o grupo já deveria estar formado há dois anos, mas não tivemos na época o apoio necessário. Até que apareceu o Provopar, que além de ajudar na realização dos cursos de capacitação está propondo transformar a nossa associação numa cooperativa de produção, dando assim legalidade às nossas ações”, acrescentou.
Lúcia Arruda ficou impressionada com a disposição apresentada pelo grupo, que “aos poucos e, com muito trabalho, vai conseguindo mostrar e vender seus produtos. Acredito que, em pouco tempo, os associados vão conseguir tirar daqui parte da renda familiar. Porém, é preciso dar personalidade jurídica ao grupo e o melhor caminho é a cooperativa de produção, onde todos participam”.
O professor “Mestre Zé do Bambu” aprovou a idéia apresentada pela presidente do Provopar. “Achei uma boa iniciativa, porque existem muitas donas de casa que através do artesanato podem ajudar na renda familiar. Basta ter um pouco de vontade, se interessar de fato pelo artesanato e gostar do trabalho, para vencer. Estou torcendo por este grupo, que considero como se fosse minha família”.
Neste sábado (20) e domingo (21), das 9 até às 18 horas, os produtos da associação serão expostos e comercializados no saguão do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.