A primeira viagem de trem da Ferroeste em 2010, na manhã deste sábado (2), teve um passageiro especial na cabine do maquinista de uma das locomotivas: o presidente da empresa, Samuel Gomes, que inaugurou as operações da ferrovia este ano com uma viagem de inspeção no trecho entre Cascavel e Guarapuava.
O maquinista Ronaldo Manisco, 38 anos, ferroviário há doze, conduziu o cargueiro de 22 vagões e três locomotivas carregado de farelo de soja. Maquinista da Ferroeste desde 1o de julho de 2009, após ser aprovado em concurso público, Manisco disse que chegou com a perspectiva de “crescer junto com a empresa”. Experiente, com dez anos na função de maquinista, ele acrescenta: “com a chegada das novas locomotivas e vagões em 2010 o volume transportado pela ferrovia será bem maior que em 2009”.
Para o presidente da Ferroeste, manter a ferrovia em condições de excelência faz parte do projeto de expansão e transformação da empresa na Ferrosul através da união do Codesul (PR, SC, RS e MS). “A Ferrosul é resultado natural e necessário do crescimento e consolidação da Ferroeste como empresa pública de fomento econômico e social. Mas é fruto também da generosidade e do desprendimento dos paranaenses”.
Daqui a um ano, no final de 2010, Gomes antecipa “será a Ferrosul que agradecerá as vitórias do ano findo e saudará 2011, o ano em que as obras de expansão começarão a rasgar territórios para integrar o interior da região Sul com os seus portos e estes com o Centro Oeste, o Paraguai, a hidrovia do rio Paraná, a hidrovia do rio Paraguai, a Argentina e a Bolívia, abrindo um novo tempo de proximidade e desenvolvimento econômico e social para os nossos povos”.
Com a realização da primeira viagem do ano, além de vistoriar as condições da ferrovia, vagões e locomotivas, Gomes também busca “reconhecer o trabalho dedicado dos ferroviários que auxiliam a transportar com segurança nossas riquezas”. Outras vistorias são feitas regularmente durante todo o ano.
Sobre a viagem de trem, ele observou que a paisagem da região Oeste é muito bonita: “Vista de um trem mais ainda”. O presidente da Ferroeste disse que durante o percurso famílias estacionam os carros para fotografar ou acenar para o trem. Gomes ressalta ter ficado tocado pelo “amor das pessoas pelo trem”.
Expansão - As condições de transporte e movimentação de cargas em 2010 vão melhorar com a aquisição de novas locomotivas e vagões, cujo processo já está em andamento, informa Samuel Gomes. Os maiores beneficiados serão clientes como a Cargill, Sadia, Bunge, Votoran, Imcopa, Moinhos Iguaçu, Ipiranga, Fertipar, entre outros, além das grandes cooperativas do Paraná. Os principais produtos transportados pela empresa são os grãos e farelos, óleos vegetais, produtos frigorificados, combustíveis, argamassas, adubos e fertilizantes.
Para 2010 o presidente da Ferroeste espera que “o Brasil acorde e, sem mais perda de tempo, inicie um vigoroso processo de reconstrução de um sistema público de ferrovias, com forte controle social, que permita ao nosso país dar um salto de produtividade, alimentar o seu povo e os povos do mundo e industrializar o interior, gerando empregos de qualidade para os 250 milhões de brasileiros que em poucos anos habitarão o nosso vasto território”.