Presidente da Ferroeste discute planos de extensão em Brasília

Samuel Gomes reuniu-se com representantes da ANTT, Exército e Câmara Federal
10/02/2010 - 18:10
Nessa quarta-feira (10) o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, discutiu com o superintendente de Serviços de Transporte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Noboru Ofugi, na sede da agência, em Brasília, a revisão da atual modelagem de concessão ferroviária que está em fase final de elaboração pelo Governo Federal. Gomes apresentou os planos de expansão da Ferroeste e o projeto de transformar a empresa em Ferrosul. Pela manhã Gomes se reuniu com o general-de-divisão Paulo Kazumori Komatsu, representante do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, para tratar da transferência de R$ 30 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados pelo Ministério dos Transportes para a atualização dos projetos de engenharia dos novos ramais que compõem o trecho Maracaju (MS)/Porto de Paranaguá da Ferroeste. Os recursos do PAC serão transferidos pela Valec, sócia da Ferroeste e responsável pela expansão das ferrovias federais, para o Exército. No encontro também foi discutida a celebração do protocolo a ser firmado entre o Governo do Paraná e o Ministério da Defesa, para que o Exército participe dos estudos de engenharia e da construção dos novos ramais da Ferroeste. O Exército deverá coordenar a construção de todos os novos ramais e construir diretamente alguns trechos. As obras devem começar em 2011 e ser concluídas em dois anos. Também participaram da reunião o general-de-divisão José Rosalvo Leitão de Almeida e o general-de-brigada José Cláudio Fróes de Moraes. Os generais e o presidente da Ferroeste revisaram o plano de trabalho para que a licitação dos novos ramais ocorra ainda em 2010. À tarde Gomes se reuniu com o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, deputado federal Jaime Martins (PL/MG). Na pauta, os projetos da Ferroeste/Ferrosul. Durante o encontro Gomes apresentou ao deputado o projeto de expansão de mais 1.365 km de linhas da Ferroeste, com as ligações Cascavel-Maracaju (MS); Cascavel-Foz do Iguaçu/Paraguai; Guarapuava-Porto de Paranaguá (com a segunda linha na Serra do Mar); e região do Cantuquiriguaçu-Chapecó (SC), pelo Sudoeste do Paraná. Samuel Gomes informou ao presidente da Comissão de Viação e Transportes que quando a Ferroeste transformar-se em Ferrosul, a nova empresa vai agregar mais 1.230 km com a entrada dos projetos ferroviários gaúchos e catarinenses. Somando o atual projeto da Ferroeste e a expansão futura com a Ferrosul, o total de novas linhas chegará a 2.595 km.