O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, vistoriou na quinta-feira (19) dois empreendimentos em Cornélio Procópio de 188 unidades habitacionais com recursos do PSH (Programa de Subsídio à Habitação), do Ministério das Cidades, repassados ao Governo do Estado. A visita fez parte do roteiro à região do Norte Pioneiro onde entregou 104 casas de dois conjuntos em Andirá e Sertaneja.
O residencial Pioneiro João Rocha, com 188 moradias e 98% concluída, teve um investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões e o Residencial Panorama II, com 13 unidades, construído pela modalidade de hipoteca, com recursos de R$ 260 mil, da Caixa Econômica Federal, financiadas em 20 anos para famílias com renda entre três e cinco salários. Essa obra, com 90% concluída, foi construída em três locais do mesmo bairro, ocupando áreas de vazios urbanos.
“Este conjunto, além de beneficiar mais 188 famílias, está sendo construído com materiais de qualidade”, afirmou Greca, na vistoria do empreendimento do residencial Pioneiro João Rocha, acompanhado pelo mestre-de-obras Saul Pinto Ribeiro. “É importante fazer estas vistorias para verificar a qualidade do serviço e ouvir os trabalhadores sobre o andamento da obra”, completou.
As casas serão entregues para famílias com renda de até dois salários mínimos, com preferência aos que recebem até um salário. São moradias totalmente em alvenaria, forradas e com telhas de cerâmica. Possuem dois quartos, sala, cozinha com pia de louça, banheiro com louça sanitária e chuveiro, varanda e lavanderia com tanque.
“Um verdadeiro bairro novo está sendo construído aqui”, comentou Greca , salientando que “este é o rosto do Governo do Paraná no interior”. De acordo com ele, até o final do ano, a Cohapar deverá ter concluído mais de 12 mil novas moradias.
No residencial Panorama II, o presidente da Cohapar presenciou um novo tipo de projeto em razão do terreno acidentado. Nesse projeto, algumas casas tiveram que ser construídas sob pilares de concreto de forma a acompanhar o nível da rua já que o terreno sofre um declínio. São moradias de hipoteca, financiadas pela Caixa Econômica Federal e possuem vários padrões arquitetônicos e tamanhos diferenciados de acordo com a renda familiar.
Atualmente a Cohapar tem 9.140 casas em 267 empreendimentos em 83 municípios sendo construídos. De 2003 até hoje, a Companhia concluiu em todo o Estado 19.534 habitações, em 333 municípios. No total, são 1.041 empreendimentos, que estão beneficiando perto de 97.355 pessoas.