O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (25), na sede da Companhia, em Curitiba, o coordenador especial para Assuntos da macro-região do Litoral Paranaense, Mário Roque, para elaborar um relatório sobre as ações que já estão sendo realizadas por Roque nas vilas Becker e Anhaia, em Paranaguá. O encontro tem por objetivo somar esforços para dar prosseguimento ao resgate da cidadania das cerca de 450 famílias moradoras em área de risco na região.
Com as informações de Mário Roque, Greca vai elaborar um documento detalhado, que será encaminhado ao governador Roberto Requião para que o trabalho de realoção das famílias da Vila Becker e Anhaia seja realizado com a maior agilidade possível. “Neste momento estamos buscando uma união de esforços para beneficiar famílias que vivem em área de risco”, afirma Rafael Greca.
O presidente e a equipe técnica da Cohapar já fizeram uma primeira visita à Vila Becker e Anhaia para conhecer de perto a realidade dos moradores. Agora, após a reunião de trabalho com o coordenador para Assuntos da Macro-região do Litoral Paranaense, Rafael Greca pretende aliar as propostas às já desenvolvidas pelo superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Eduardo Requião, “que tem feito um esforço maior no governo para resolver um problema social da cidade”, destaca Greca, que completa: “Mário Roque, nosso ex-prefeito de Paranaguá, nos mostrou o trabalho que já vem desenvolvendo nas vilas Becker e Anhaia. Agora, vamos novamente às ocupações com novas percepções”, conclui.
As cerca de 450 famílias moradoras da Vila Becker e Anhaia ocupam irregularmente uma área de risco há mais de 15 anos, cercada por cinco empresas que movimentam cargas de alto risco. Entre os dias 20 e 24 de agosto, a Cohapar cadastrou os moradores da Vila Becker, quando foram registradas 398 famílias. Agora, o departamento social da Companhia está finalizando o perfil da demanda dos moradores para que o projeto específico de realocação seja realizado. Nesta etapa foram analisadas a composição e a renda familiar, para que os programas habitacionais que serão desenvolvidos estejam adequados à faixa de renda dos moradores.
Governo do Estado resgata cidadania - O intenso trabalho que vem sendo desenvolvido por diversos órgãos para o desenvolvimento social das famílias de todo o Estado gerou expectativa nas famílias da Vila Becker e Anhaia.
O Ministério das Cidades aprovou a liberação de R$ 41,3 milhões para 98 projetos de habitação e regularização fundiária em todo o Paraná, sendo um deles para projetos de regularização para o loteamento Aguari, em Paranaguá, com investimentos de R$ 1, 590 milhão. “A Vila Becker e Anhaia ainda não foram contempladas com investimentos. Vamos atender a todos que precisam, mas é necessário ter paciência, pois tanto o Governo Federal quanto o Estadual estão nesta busca, como a APPA e demais autoridades da região estão lutando para isso”, completa Greca.
Presidente da Cohapar e coordenador do Litoral debatem resgate das famílias de Paranaguá
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, recebeu nesta terça-feira (25), na sede da Companhia, em Curitiba, o coordenador especial para Assuntos da macro-região do Litoral Paranaense, Mário Roque, para elaborar um relatório sobre as ações que já estão sendo realizadas por Roque nas vilas Becker e Anhaia, em Paranaguá.
Publicação
25/09/2007 - 14:43
25/09/2007 - 14:43
Editoria