Representantes dos treze escritórios regionais da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) reuniram-se nesta sexta-feira (14) com diretores, superintendentes e o presidente da Companhia, Rafael Greca, para avaliar o resultado do trabalho de integração iniciado em fevereiro deste ano. Durante o encontro de trabalho foi realizado um balanço das atividades propostas e projetadas novas ações e perspectivas para 2008.
Rafael Greca apontou o que considera mais importante neste encontro, remetendo suas palavras ao filósofo romano Sêneca: “Não existem bons ventos para quem não sabe para onde quer ir”, e completou: “Temos de traçar nossos caminhos com segurança e com a máxima eficiência para servir aos que mais precisam. Esse é o papel de um governo inteligente e a marca de uma gestão auto-sustentável. Precisamos continuar planejando as ações da empresa para que os objetivos possam ser atingidos”, salientou.
Greca adiantou aos participantes que 2008 será o ano da habitação no Paraná. “Nós queremos preparar o ano de 2008, que será o ano de habitação. Temos de buscar a eficiência do servidor público com a visão de que somos uma agência de desenvolvimento humano. Uma empresa que tem que dar lucro no seu balanço social”, disse.
Greca lembrou os repasse de recursos do Governo Federal, e o número de casas entregues em 2007. “Os recursos anunciados do Plano de Aceleração do Crescimento junto com o planejamento da Cohapar para construção de casas vão tornar o ano de 2008 muito melhor que este bom ano de 2007 que está terminando, onde nós concluímos 6.658 novas casas de família, atendendo a cerca de 36 mil paranaenses”, finaliza.
A diretora de projetos, Rosangela Curra, salientou a importância da integração da equipe, que é “de fundamental importância para que possamos multiplicar a nossa eficiência. Os escritórios regionais fundamentais, já que nos subsidiam com informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Companhia em todo o Estado”.
“Os escritórios regionais representam o braço direito da operacionalização de todos os programas. São os escritórios regionais que levantam as demandas junto aos municípios, verificando as necessidades por tipo, por renda, além de serem responsáveis pela aprovação da área, a gestão do processo como um todo, execução física da obra, e, depois, o acompanhamento ao mutuário durante todo o período do financiamento”, explicou.
BALANÇO – Durante o ano de 2007, a Companhia de Habitação do Paraná adotou uma série de medidas para aprimorar o atendimento aos mutuários da empresa, e também dar aos funcionários melhores condições em seus ambientes de trabalho, mas, principalmente, adotou uma série de novas estratégias para garantir à população mais carente do Estado atendimento na área habitacional.
O diretor administrativo-financeiro da Cohapar, João Carlos Baracho, afirmou que o sucesso do trabalho da atual gestão deve-se também ao que foi construído pela gestão anterior, mas lembra “que há muito mais por ser feito”. Sobre o ano de 2007, Baracho lembrou que a assinatura do repasse de verbas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) foi um marco na história da Companhia. “Com o repasse destes recursos, vamos executar um plano na Região Metropolitana de Curitiba para proteger os mananciais de água. É o maior trabalho de regularização fundiária, realocação das pessoas em área de risco e, principalmente, de preservação ambiental em execução no País”, afirmou.
Rosangela Curra lembrou que o trabalho continuado da Cohapar ao longo dos últimos anos faz da empresa uma referência nacional. “Ao longo desses cinco anos de governo tivemos a oportunidade de crescer cada vez mais, melhorando a qualidade dos projetos. Buscamos subsídios para beneficiar as famílias mais empobrecidas da população, como é a pregação do governador Roberto Requião, e só temos a crescer”, analisou.
Para o diretor de obras, Eduardo Bazan Quesada, as metas estabelecidas para 2007 foram superadas. “A meta era 6.500 unidades e hoje conseguimos 6.634 unidades. Hoje podemos dizer, com certeza e com orgulho, que a Cohapar está atendendo a 36 mil paranaenses”, comemorou e finalizou: “este dado significa que o conjunto de ações da Cohapar trouxe resultados concretos. Conseguimos fechar muito bem o ano”.
AÇÕES EM 2007 – Entre as ações voltadas aos mutuários e com o intuito de melhorar a arrecadação da Companhia, a Campanha “Bom Pagador: Pague em Dia, Melhore sua Moradia” foi sucesso de adesão entre os mutuários, que ao colocar em dia as prestações de suas moradias, adquirem o direito de participar do sorteio de kits de materiais de construção para pequenas reformas em suas casas.
Além de beneficiar os mutuários, a campanha de arrecadação obteve sucesso, fechando outubro com índice de 99,18% da meta estabelecida para o mês. Dos 13 escritórios regionais, cinco obtiveram índices acima de 100% e os demais ficaram com índices acima de 90%.
“Agradecemos aos Escritórios Regionais o excelente desempenho em busca de melhor arrecadação no mês que passou”, disse Rafael Greca. O presidente da Cohapar afirmou ainda que estas ações visam ao desenvolvimento da cidadania e, assim, o bom uso do bem público e a maximização do bem comum”, completa.
A Companhia também investiu na aproximação com os mutuários. Para tanto, a equipe de arrecadação passou a contar com uma estrutura volante informatizada, que leva ao mutuário os serviços da Companhia, como emissão de segunda via das prestações, transferência de titularidade, quitação de financiamento da moradia e utilização do FGTS para diminuição de saldo devedor.
FUNCIONÁRIOS - A adoção de uma série de medidas para reduzir custos internos e para a otimização do sistema de informática e telecomunicação permitiu à Cohapar garantir outros bons resultados na atual gestão. A Companhia está investindo na reestruturação e atualização da tecnologia empregada para acesso à internet, que agora passa a operar por fibra ótica, e também na estrutura da rede telefônica, que contará, em 2008, com a tecnologia Voip e será estendido para todas as regionais.
A campanha para redução de gastos teve início em setembro e já proporcionou ao prédio sede uma redução de 67% na conta telefônica. “Aquilo que economizamos está sendo revertido em melhorias na estrutura da empresa, dando aos funcionários maior qualidade em seus ambientes de trabalho, o que reflete também em um melhor atendimento aos nossos mutuários”, completou o presidente da Companhia.
Presidente da Cohapar diz que 2008 será o ano da habitação
Representantes dos treze escritórios regionais da Companhia de Habitação do Paraná reuniram-se nesta sexta-feira (14) com diretores, superintendentes e o presidente da Companhia, Rafael Greca, para avaliar o resultado do trabalho de integração iniciado em fevereiro deste ano
Publicação
14/12/2007 - 15:43
14/12/2007 - 15:43
Editoria