O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, recebeu nesta segunda-feira (3) o prefeito eleito de Matelândia, Edson Antônio Primon, para debater projetos habitacionais para o município. Na semana que passou os novos prefeitos de São João do Triunfo, Luiz de Lima, e da Lapa, Paulo Furiati, também estiveram na Cohapar para discutir sobre o mesmo tema. “É importante não perder a ocasião de viabilizar mais casas populares dentro de uma política social que é recomendável a todas as cidades e a todos os governos preocupados com os mais pobres. Por isso, esta troca se faz de fundamental importância”, disse Greca.
Segundo ele, é muito importante a visita dos prefeitos para que possam saber de que forma podem trabalhar a questão habitacional em seus municípios e melhorar a qualidade de vida da população mais pobre. “A Cohapar está à disposição de todos os prefeitos para ampliar ainda mais as parcerias entre os governos Federal, Estadual e Municipal”.
FUNDO DE HABITAÇÃO - Greca detalhou aos prefeitos eleitos como podem receber recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), do Ministério das Cidades, para contemplar a população mais carente com moradia, e colocou a equipe técnica da Companhia à disposição dos municípios.
MATELÂNDIA – O prefeito reeleito Edson Antônio Primon contou que já está em andamento o Plano Local de Habitação de Interesse Social do Município, o que vai viabilizar a construção de casas com recursos do Ministério das Cidades, do Governo Federal. Segundo o prefeito, Matelândia está em expansão com a implantação de um novo frigorífico de aves e com o novo distrito industrial, o que vai aumentar ainda mais a demanda de casas.
“Trabalhamos com uma política que induz o crescimento da cidade e também com uma política de habitação que pretende dar a oportunidade para que todos os cidadãos tenham a casa própria. Nós sabemos como é importante a pessoa trabalhar o dia todo e ter para onde voltar, um lar para reunir toda a família e ter a segurança necessária para uma vida tranqüila”, disse o prefeito.
Para o presidente da Cohapar, é importante o planejamento que o prefeito tem para a cidade. “Cada bairro novo construído na cidade evita que ocupações irregulares aconteçam. E cada ocupação é uma preocupação a mais para a prefeitura”, disse.
LAPA – O prefeito eleito da Lapa, Paulo Furiati, afirmou que considera muito importante conhecer os projetos habitacionais já desenvolvidos na cidade, que dão suporte para o desenvolvimento de projetos futuros. Na Lapa, está em andamento a construção de 92 unidades habitacionais. “A previsão é a de que a construção comece já no início do próximo ano. Mais 92 famílias vão sair da pobreza das invasões e tormento do aluguel para belas casas da Cohapar”, afirmou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
Destas novas unidades, 31 serão para famílias pobres, que ganham até um salário mínimo, e que serão realocadas de áreas de risco. As outras 61 unidades são para famílias com renda entre três e cinco salários, na modalidade hipoteca.
“Esta reunião na Cohapar foi extremamente produtiva, pois eu trouxe o problema e saio com a solução. Recebi toda a atenção necessária e acredito que a cidade da Lapa vai ser beneficiada com tantas casas quanto for necessário”, disse Furiati. “Estas 92 casas já vão trazer a solução para muitas pessoas da nossa cidade. Melhorando as condições de moradia melhoramos a qualidade de vida da cidade inteira”, finalizou.
SÃO JOÃO DO TRIUNFO – O prefeito Luiz de Lima apresentou a necessidade de construir 102 casas na cidade, com a possibilidade de viabilizar 50 através do Fundo para famílias que têm renda mensal de, preferencialmente, até um salário outras 52 na modalidade hipoteca.
“O prefeito nos mostrou o loteamento no bairro Jardim Vitória, com lotes muito bons, com uma média de 360 metros quadrados e que podem se tornar o bairro novo de São João do Triunfo”, disse Greca.
Presidente da Cohapar discute com prefeitos eleitos projetos habitacionais
Segundo Rafael Greca, é muito importante a visita dos prefeitos para que possam saber de que forma podem trabalhar a questão habitacional em seus municípios e melhorar a qualidade de vida da população mais pobre
Publicação
03/11/2008 - 16:40
03/11/2008 - 16:40
Editoria