Presidente da Cohapar debate ecologia humana com estudantes de Curitiba

Rafael Greca fez palestra sobre engenharia ambiental a alunos de escola na Barreirinha
Publicação
10/03/2010 - 17:50
Editoria
Cerca de 300 alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, no Barreirinha, Curitiba, assistiram a palestra sobre Ecologia Humana e Engenharia Ambiental apresentada nesta terça-feira (9) pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca.
“A ecologia humana se consolida na engenharia ambiental. Essa é nossa preocupação quando atuamos na ocupação sustentável do solo, nas soluções da expansão humana das áreas de risco, no planejamento da ampliação dos quadros urbanos e na política habitacional correta”, disse Greca.
O presidente da Cohapar lembrou que, quando prefeito em Curitiba, fez uma série de obras que renderam à cidade o Prêmio Mundial do Habitat, conferido pela Housing Building Foundation ONU pelo conjunto de intervenções sociais e ambientais.
“Agora, na a Região Metropolitana de Curitiba, estamos realizando um grande programa de desfavelamento, retirando as pessoas das áreas de risco, de margens de rios, fundos de vale, grotões e áreas de mananciais. Estamos levando essas pessoas para novos bairros que estamos construindo, em lugares secos e seguros. Isso é ecologia humana”, ressaltou.
“Todas as nossas obras e empreendimentos visam garantir a qualidade de vida das pessoas, com moradias dignas, com redes de água, esgoto, luz. No lugar de favelas estão surgindo novos bairros, com a proposta de formar uma arquitetura contra o crime, e proporcionar mais segurança às famílias, através de ruas amplas e abertas, facilitando a circulação de veículos”, falou Greca.
“Além disso, estamos livrando os rios do lixo e da degradação, com a recuperação das áreas de mananciais. Esse é o equilíbrio que queremos. Essa é a responsabilidade de cada um, com o planeta, com o lugar que vivemos”, concluiu.
“Não tivemos só uma palestra. Tivemos uma verdadeira aula”, falou o diretor do colégio, Johnnes Mateus Dias. “Todos saímos desse encontro muito melhores do que quando entramos.”

GALERIA DE IMAGENS