O presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Neto, participou nesta semana, da reunião preparatória do Fórum Social do Mercosul, que acontecerá em Curitiba, entre os dias 26 e 28 de abril, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná.
Além das questões referentes ao evento, Neto disse aos organizadores que alguns acontecimentos recentes no Paraná estão repercutindo junto à classe trabalhadora de todo país. O Paraná foi escolhido para receber esse encontro pela importância que o estado ganhou no cenário nacional e também no Mercosul.
Segundo Neto, o estado é visto como referência de como Governo e trabalhadores podem encontrar soluções e melhorar a qualidade de vida da população. “O Paraná tem um dos governos estaduais mais democráticos e um dos que mais permitem participação dos trabalhadores em decisões importantes para a sociedade, como o piso mínimo regional”. disse.
Antonio Neto afirmou que a relação de respeito entre o governador Roberto Requião e os trabalhadores é única no país. “Ele é um governante que orienta suas ações para os que mais precisam e, para isso, conta com o apoio dos sindicatos".
Ele condenou a intervenção da justiça no que considera uma clara tentativa de calar a voz do Governo e adiantou que manifestações de apoio deverão ser feitas por sindicatos e os participantes nacionais e internacionais do Fórum.
A CGTB é uma das entidades responsáveis pela Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento que será preparada durante as atividades do evento. Também fazem parte a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central dos Trabalhadores do Paraná, Social Democracia Sindical- Paraná (SDS-PR) e Corrente Sindical Classista do Paraná (CSC-PR).
Prêmio - um dos organizadores do Fórum, Doático Santos, informou que durante a realização da agenda, o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, receberá o Prêmio do Fórum Social do Mercosul, pelo trabalho frente ao Sistema Nacional de Empregos (SINE) nas 245 Agências do Trabalhador do Paraná.
A rede de agências teve os melhores resultados do Brasil e foi considerada a melhor do país. Garcia também criou o Observatório Social do Trabalho, um banco de dados que oferece informações sobre o mundo de trabalho e serve de subsídio para lideranças sindicais de diversos países da América do Sul.
Além da plenária geral dos movimentos sociais e da Agenda dos Trabalhadores para o Desenvolvimento, o Fórum Social do Mercosul terá outros cinco painéis: Água (Bem Público e Direito Humano); Paz e Soberania; Democratização dos Meios de Comunicação; Poder Local e Superação do Analfabetismo.
As inscrições podem ser feitas no site www.forumsocialdomercosul.org.br
Presidente da Central Geral dos Trabalhadores diz que Paraná é referência para Brasil
Antonio Neto participou da reunião preparatória do Fórum Social do Mercosul, que acontecerá em Curitiba, entre os dias 26 e 28 de abril
Publicação
11/04/2008 - 11:50
11/04/2008 - 11:50
Editoria