Policiais civis do Grupo de Diligências Especiais (GDE), da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, cumpriram seis mandados de busca e apreensão e um de prisão na manhã desta segunda-feira (13). Dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido, todos acusados de integrar uma quadrilha especializada em roubos e arrombamentos de cofres na cidade.
De acordo com a polícia, foram presos Helio do Nascimento, 25 anos, que possuía mandado de prisão em aberto, e Evandro Marcos Camargo, 29 anos. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência de Camargo, policiais encontraram uma pistola de calibre ponto 380, que foi roubada de uma empresa recentemente.
“Como encontramos a arma, isso torna Camargo o principal suspeito de participação no arrombamento da empresa”, diz o delegado-chefe da subdivisão, Amadeu Trevisan Araújo. Além da pistola, cinco aparelhos de telefone celular sem nota fiscal de procedência e dois bicos de maçarico – utilizados para abrir cofres – foram localizados na residência.
A polícia encontrou com Nascimento seis gramas de maconha e uma motocicleta sem documentação. Com o adolescente, também acusado de fazer parte do grupo, foram encontrados três celulares sem nota fiscal de procedência e 20 gramas de maconha.
“As investigações referentes a esse caso seguiram em conjunto entre vários setores da Polícia Civil e envolveu além dos investigadores e o serviço de inteligência, o Instituto de Identificação”, diz Araújo.
De acordo com o delegado esse foi o primeiro resultado em Cascavel da utilização do programa Afis, implantado recentemente. “A polícia precisa se modernizar e seguir as tendências mundiais. Esse programa é referência e tem resultados fantásticos. Este foi somente o primeiro caso. Com certeza, muitos outros virão”, diz.
O Afis é formado por um banco de dados que vem otimizando os serviços da polícia. “Através de dados coletados nos locais do crime, que são confrontados com as investigações das equipes, podemos chegar a resultados positivos como esse”, explica Trevisan.
O delegado destaca que a partir dessa primeira ação, outros casos serão investigados utilizando essa tecnologia. “É um ótimo sistema que foi colocado à nossa disposição e que será a cada dia utilizado de forma mais intensa”, analisa o delegado.
A polícia revelou ainda que foram encontrados nas residências vistoriadas dinheiro em espécie e rádios-comunicadores. Os envolvidos foram encaminhados para a 15.ª SDP.
Presa quadrilha especializada em furto de cofres em Cascavel
Dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido, todos acusados de integrar uma quadrilha
Publicação
13/09/2010 - 16:10
13/09/2010 - 16:10
Editoria