Preparativos para Copa 2014 reúnem gestores em Salvador

Gestores das cidades-sede da Copa 2014 estarão reunidos a partir desta quarta-feira (10), até sexta-feira (12), em Salvador, durante o Fórum Projetando o Brasil 2014/2016
Publicação
10/11/2010 - 10:20
Editoria
Gestores das cidades-sede da Copa 2014 estarão reunidos a partir desta quarta-feira (10), até sexta-feira (12), em Salvador (BA), no hotel Catussaba, durante o Fórum Projetando o Brasil 2014/2016. A programação tratará sobre mobilidade nacional e internacional dos aeroportos; encontro dos realizadores da Copa; e debates por regiões do país para troca de experiências.
“Pudemos perceber que os interesses dos participantes serão comuns”, observou Algaci Túlio, secretário especial da Copa. “As 12 sedes enfrentam três dificuldades fundamentais: a falta de fôlego dos estados para captação de recursos a fundo perdido; a dificuldade em atender às exigências do modelo de financiamento para liberação dos recursos dos estádios e dos projetos de mobilidade; e o curto prazo dado pela Fifa para o início das obras”, disse.
Outra preocupação dos gestores refere-se aos portos e aeroportos. “Não podemos tratar sobre a realidade de outros estados. Aqui no Paraná, o governador Orlando Pessuti já sinalizou sobre como serão as obras do Terminal de Passageiros de Paranaguá e a construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena”, relatou Algaci.
O encontro terá como objetivo identificar pontos críticos de cada capital e criar um ambiente de cooperação mútua entre as cidades. “Será a oportunidade de nós, gestores dos projetos da Copa nos estados, apresentarmos como estão os preparativos e debatermos com os outros participantes as experiências do Paraná. Percebemos o que temos em comum e, a partir de agora, vamos caminhar juntos”, argumentou Algaci Tulio.
Programação - O Sindicato dos Projetos fará sua apresentação no primeiro dia do Fórum. É a entidade que reúne todas as empresas de arquitetura e engenharia do Brasil que trabalham em projetos e consultoria. São mais de 20 mil empresas que fazem desde pequenos estudos até projetos de hidrelétricas, portos, aeroportos etc.
Na quinta-feira (11) será realizado um dia de discussões sobre os projetos de mobilidade urbana, principalmente com a participação de Curitiba pela experiência que a cidade tem nesse quesito. A expectativa dos organizadores do evento é de que os representantes das cidades-sede façam apresentações sobre o andamento dos projetos em curso em cada cidade, seguidas de uma rodada de perguntas entre os participantes. O último dia está reservado para um balanço e nova rodada de debates.
Das 12 cidades brasileiras que acolherão o Mundial estarão presentes ao encontro Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Natal, Fortaleza, Cuiabá, Brasília e Curitiba.
Segue em anexo os números da Copa