O sistema de Registros de Preço por pregão eletrônico adotado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) tornou-se exemplo para todo País. O Sistema ganhou destaque no boletim “Informes do FNSHDU”, o informativo do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e Associação Brasileira de Cohabs (ABC), por ter sido o primeiro sistema do gênero implantado no Brasil.
De acordo com Rafael Greca, “o sistema que tem como principal vantagem a redução de custos operacionais, permite a otimização dos processos de aquisição e contratação de bens e serviços pelo Estado”. Neste sistema, os preços registrados têm validade de um ano, e permite que a Companhia adquira material de acordo com a sua real necessidade, não havendo desperdício e gastos com estoques de material, além de economia com os processos de licitação, já que é realizada apenas uma vez por ano.
Na Cohapar, o sistema de Registro de Preços foi implantado no último dia 14, quando o edital de licitação para compra de 21 lotes de produtos foi colocado à disposição dos fornecedores de materiais para consulta. A implantação segue a orientação do governador Roberto Requião, que determinou maior transparência nas ações do governo do Paraná e responsabilidade na administração do dinheiro público.
O pregão eletrônico para Registro de Preços da Cohapar, acontece no próximo dia 27 (quinta-feira), pelo Banco do Brasil. O projeto piloto irá registrar os menores preços entre os fornecedores de materiais de construção, para serem utilizados nos 23 municípios da região de Londrina.
O sistema de registro de preços pelo pregão eletrônico possibilita a habilitação de fornecedores e preços, mas não obriga à aquisição ou contratação, por parte do Estado, das quantidades licitadas.
Licitação – O processo de licitação é orientado pelo Departamento de Administração e Materiais (DEAM), da Secretaria Estadual de Administração e Previdência e o Edital de Licitação, nº 299/2007 e está disponível pelo site www.pr.gov.br/compraspr.
Para participar, as empresas interessadas devem possuir certificado de licitante do Estado e a estar habilitado no Sistema de Licitações do Banco do Brasil.
Municípios – Os 23 municípios que poderão ser atendidos são: Alvorada do Sul, Centenário do Sul, Londrina, Porecatu, Tamarana, Assaí, Florestópolis, Lupionópolis, Primeiro de Maio, Sabaudia, Bela Vista do Paraíso, Guaraci, Mirasselva, Rolândia, Ibiporã, Cafeara, Jaguapitã, Pitangueiras, Santo Inácio, Cambé, Jataizinho, Prado Ferreira e Setanópolis.
O boletim “Informes do FNSHDU” pode ser acessado pelo site www.fnsh.com.br
Pregão eletrônico adotado pela Cohapar vira referência nacional na habitação
O Sistema ganhou destaque no boletim “Informes do FNSHDU”, o informativo do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e Associação Brasileira de Cohabs (ABC), por ter sido o primeiro sistema do gênero implantado no Brasil.
Publicação
24/09/2007 - 17:30
24/09/2007 - 17:30
Editoria