As ferramentas práticas do Sistema OUV, usadas pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seog), têm agilizado as atividades do dia a dia no órgão do Governo do Paraná e também em instituições situadas em diferentes regiões do Brasil. Em breve, o aplicativo será usado em outras localidades, que nos últimos dias buscaram informações a respeito do programa desenvolvido em software livre, numa parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
A prefeitura de Recife, capital de Pernambuco, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) oficializaram a solicitação de cópias do programa. Já os servidores das administrações de Maringá e Pinhais, no Paraná, deverão visitar a Secretaria Especial para conhecer o sistema. “Recentemente, apresentamos o OUV num encontro de ouvidores em Londrina e muitos deles se interessaram pelo software. Os bons resultados que temos alcançado desde 2003, como o encaminhamento adequado e o envio de uma resposta rápida à população, é o que chama a atenção dessas entidades, nos âmbitos municipal, estadual, federal e de ensino”, disse o coordenador Carlos Batista Soares.
Outro órgão que procurou a Ouvidoria do Estado foi a Companhia Paranaense de Energia. Representantes da Copel estiveram nesta semana na Seog. Eles conheceram detalhadamente cada função do aplicativo. A gerente de atendimento Fabiane Mazur Bizi Barbalho e a analista da Celepar, Fernanda Koppe, avaliaram o registro, o envio on-line das demandas aos departamentos competentes e o retorno aos cidadãos; a elaboração de mensagens mandadas à população via carta ou e-mail, e a geração de variados tipos de relatórios gerenciais, específicos para o acompanhamento e controle das reivindicações.
“Num primeiro momento, constatamos que é um sistema fácil de ser manuseado e a forma como ele está estruturado atende as necessidades de uma ouvidoria. Agora iremos avaliar a possibilidade de adequá-lo à nossa realidade”, afirmou o ouvidor da Copel, Adelcio Luiz Volpi, que estava acompanhado do gerente do setor da companhia, Luiz Alberto Brock, e do supervisor do serviço de atendimento, Mario Ramos Gurski. O coordenador da Secretaria lembrou que cópias do programa são fornecidas gratuitamente para as instituições interessadas, mediante a assinatura de um termo de cooperação. “A cessão é válida por dois anos, podendo ser renovada por tempos iguais. A única obrigação da entidade é comunicar as alterações feitas nele com o intuito de melhorá-lo”, completou Soares.
Segundo ele, já usam o OUV o governo de Santa Catarina; os Tribunais de Contas paranaense e catarinense; o Tribunal de Justiça do Piauí; o Ministério Público do Paraná; a Empresa Brasil de Comunicação; as prefeituras de Jucás, no Ceará, e de Divinópolis, em Minas Gerais; a Universidade Estadual de Londrina; a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; o Instituto Agronômico do Paraná; a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos, e as Secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A prefeitura de Recife, capital de Pernambuco, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) oficializaram a solicitação de cópias do programa. Já os servidores das administrações de Maringá e Pinhais, no Paraná, deverão visitar a Secretaria Especial para conhecer o sistema. “Recentemente, apresentamos o OUV num encontro de ouvidores em Londrina e muitos deles se interessaram pelo software. Os bons resultados que temos alcançado desde 2003, como o encaminhamento adequado e o envio de uma resposta rápida à população, é o que chama a atenção dessas entidades, nos âmbitos municipal, estadual, federal e de ensino”, disse o coordenador Carlos Batista Soares.
Outro órgão que procurou a Ouvidoria do Estado foi a Companhia Paranaense de Energia. Representantes da Copel estiveram nesta semana na Seog. Eles conheceram detalhadamente cada função do aplicativo. A gerente de atendimento Fabiane Mazur Bizi Barbalho e a analista da Celepar, Fernanda Koppe, avaliaram o registro, o envio on-line das demandas aos departamentos competentes e o retorno aos cidadãos; a elaboração de mensagens mandadas à população via carta ou e-mail, e a geração de variados tipos de relatórios gerenciais, específicos para o acompanhamento e controle das reivindicações.
“Num primeiro momento, constatamos que é um sistema fácil de ser manuseado e a forma como ele está estruturado atende as necessidades de uma ouvidoria. Agora iremos avaliar a possibilidade de adequá-lo à nossa realidade”, afirmou o ouvidor da Copel, Adelcio Luiz Volpi, que estava acompanhado do gerente do setor da companhia, Luiz Alberto Brock, e do supervisor do serviço de atendimento, Mario Ramos Gurski. O coordenador da Secretaria lembrou que cópias do programa são fornecidas gratuitamente para as instituições interessadas, mediante a assinatura de um termo de cooperação. “A cessão é válida por dois anos, podendo ser renovada por tempos iguais. A única obrigação da entidade é comunicar as alterações feitas nele com o intuito de melhorá-lo”, completou Soares.
Segundo ele, já usam o OUV o governo de Santa Catarina; os Tribunais de Contas paranaense e catarinense; o Tribunal de Justiça do Piauí; o Ministério Público do Paraná; a Empresa Brasil de Comunicação; as prefeituras de Jucás, no Ceará, e de Divinópolis, em Minas Gerais; a Universidade Estadual de Londrina; a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; o Instituto Agronômico do Paraná; a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos, e as Secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.