O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, apresentou na terça-feira (03) o programa de Lotes Urbanizados aos prefeitos de Cruzeiro do Oeste, José Carlos Becker de Oliveira (Zeca do PT) e Rubens Pontarolo, prefeito interino de Imbituva. Ambos aderiram ao programa como forma de incentivar o desenvolvimento habitacional dos municípios.
A implantação do programa de lotes urbanizados é possível por meio de uma parceria entre o governo estadual, Cohapar, prefeituras, governo federal e associações de moradores. Todos os lotes devem estar inseridos na malha urbana, com infraestrutura (água, luz, vias de acesso e esgoto sanitário), além de serviços públicos essenciais (transporte, saúde, segurança e coleta de lixo).
“Este programa é uma boa forma de aumentar os investimentos em habitação no Estado, já que é uma solução rápida e barata de proporcionar o acesso a moradias às famílias com renda mensal de três a oito salários. Com os Lotes Urbanizados, as famílias podem adquirir um terreno sem intermediários. Com isso, os preços são bem mais acessíveis. Outra vantagem é que as cidades ficam livres das ocupações irregulares”, declarou Greca.
Os prefeitos de Cruzeiro do Oeste e Imbituva aderiram ao programa com 100 lotes em cada município. “Nossa cidade tem uma grande demanda e este programa vai nos ajudar a dar uma qualidade de vida melhor à população. Vamos preencher os espaços urbanos que estão vazios e, desta forma, vamos tornar a cidade mais eficiente e mais fácil de administrar”, comentou o prefeito Becker de Oliveira.
O prefeito interino de Imbituva, Pontarolo, frisou que o Programa vai mudar a malha urbana da cidade e melhorar a qualidade de vida de toda a cidade. “Muitas pessoas que ainda moram em áreas de risco vão poder mudar para a malha urbana da cidade, perto de todos os equipamentos sociais e infraestrutura necessários. Saio da Cohapar muito satisfeito e com a certeza de que encontramos a solução para melhorar a vida do nosso povo”, concluiu.
Além do Lotes Urbanizados, os prefeitos definiram com o presidente da Cohapar a construção de casas populares nos municípios. Em Cruzeiro do Oeste serão construídas 50 casas para famílias que ganham até dois salários e mais 76 para quem tem renda entre dois e cinco salários.
Já em Imbituva, considerada a cidade das malhas, serão construídas 83 casas para famílias de baixa renda, que recebem, preferencialmente, até um salário, e outras 72 moradias para famílias que ganham de dois a cinco salários por mês.
O prefeito de Cruzeiro do Oeste enfatizou que a construção das casas vai gerar empregos, movimentar a economia e promover o progresso em Cruzeiro do Oeste. “Encontramos aqui na Cohapar um grande parceiro que se soma ao governo Federal e ao Ministério das Cidades para que todas estas unidades habitacionais se tornem realidade”.
“Estes prefeitos acertam em apostar na habitação popular como alternativa para o desenvolvimento das cidades. Fazer habitação é fazer uma cidade melhor e mais justa e estes prefeitos mostram-se preocupados com o futuro, por isso a Cohapar está sempre à disposição para ajudar todos os municípios do estado”, concluiu o presidente da Cohapar.
LOTES URBANIZADOS - A prefeitura de cada município fica responsável pela divulgação do Programa, disponibilização das áreas para os loteamentos, definição de normas de correto uso e ocupação do solo urbano, além de providenciar os serviços de infraestrutura (limpeza do terreno, demarcação de quadras e lotes, abertura de ruas e pavimentação) e cadastramento das famílias, seguindo critérios sociais.
A Cohapar fica responsável por elaborar o projeto técnico do bairro novo, dar assessoria técnica na implantação dos lotes, incentivar a busca de áreas para correta expansão das cidades, comercializar os lotes, inspecionar as obras e ainda ceder projetos arquitetônicos para as famílias que desejarem.
Prefeituras aderem ao programa de Lotes Urbanizados da Cohapar
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, apresentou o programa aos prefeitos de Cruzeiro do Oeste, José Carlos Becker de Oliveira (Zeca do PT) e Rubens Pontarolo, prefeito interino de Imbituva
Publicação
04/02/2009 - 15:50
04/02/2009 - 15:50
Editoria