Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Ponta Grossa foi premiada pelas atividades realizadas no município. Na edição 2008 do Selo Social, a Escola do DER venceu a principal categoria. A cerimônia aconteceu na noite desta terça-feira (20), no Teatro Marista da cidade.
O prêmio anual é entregue a empresas e/ou órgãos públicos sediados na cidade, que obedeçam a uma série de critérios, tanto no tratamento dos seus funcionários quanto nas suas ações em defesa da comunidade. São atenções com a educação, saúde, respeito ao meio ambiente, além do não emprego de mão-de-obra infanto-juvenil. No ano passado a Escola do DER conquistou a categoria prata do Selo Social.
Para Maria Lúcia Kutianski, coordenadora de Educação de Trânsito do DER, o prêmio vem como reconhecimento dos trabalhos de educação, conscientização e de segurança no trânsito, desenvolvidos pelo Departamento há três décadas.
“São atividades realizadas há 33 anos no Estado, levando educação e segurança no trânsito a mais de um milhão de crianças no programa regular, além dos outros projetos desenvolvidos com grande competência e cuidado para a comunidade”, destacou.
Segundo Lúcia, que é também diretora da Escola de Trânsito de Curitiba, o trabalho das escolas é responsável por uma diminuição considerável da estatística de acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Paraná.
“A escola trabalha principalmente com alunos da 4ª série do ensino fundamental. Com a união de aulas teóricas e práticas, busca sensibilizar os estudantes sobre questões relacionadas ao trânsito, indicar a maneira correta de se comportar em situações como pedestre e ajudar os motoristas. Os projetos especiais envolvem crianças mais novas, com necessidades especiais, idosos, comunidades indígenas, entre outros”, explicou Lúcia.
Entre os programas desenvolvidos pela Escola de Trânsito destaca-se o “Aprendendo e...Vivendo!”, voltado aos alunos da 4ª série do ensino fundamental, que atende 84 escolas municipais e 16 escolas particulares somente em Ponta Grossa.
Joseane Silva, diretora da Escola de Trânsito de Ponta Grossa, acredita que a nova premiação vai garantir a visibilidade da Escola junto à comunidade. “Muitos já conhecem as nossas atividades, mas a certificação nos dá maior credibilidade e facilita a busca por apoio”, comentou.
Prêmios – Não é a primeira vez que a Coordenadoria de Educação de Trânsito do DER recebe prêmios pela sua atuação com as Escolas. Em 1978, em Venneré, na Suíça, foi medalha de ouro como melhor projeto educativo do ano. Em 1990, foi destaque no prêmio Volvo de Segurança no Trânsito.
Já no final de 2007, o Projeto Reservas Indígenas - coordenado pelo DER e desenvolvido para educar e orientar as comunidades indígenas das margens de rodovias - venceu o Prêmio Nacional do Denatran de Educação para o Trânsito, na categoria Órgãos e Entidades.
Elaborada pela equipe da Escola Prática de Trânsito do DER, com o apoio do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), a ação educa e orienta os índios, com enfoque no trânsito local e nas características de cada reserva. São atendidas comunidades das etnias Caingangue, Guarani e Xetá, instaladas em Mangueirinha, Chopinzinho, Nova Laranjeiras, Cândido de Abreu e São Jerônimo da Serra.
Prefeitura de Ponta Grossa premia DER por atividades educativas de trânsito
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem de Ponta Grossa foi premiada pelas ações realizadas no município
Publicação
21/05/2008 - 12:20
21/05/2008 - 12:20
Editoria