O Governo do Paraná cedeu o direito de uso do Sistema de Elaboração do Plano Plurianual Municipal (PPA) para a prefeitura de Caruaru, em Pernambuco. O software, desenvolvido pela Celepar e Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, foi adotado por cerca de 100 municípios em todo o Brasil.
O convênio cede os direitos da linguagem do programa, que pode ser alterado e adaptado às necessidades de cada prefeitura. De acordo com o diretor-geral da Secretaria do Planejamento, José Augusto Zaniratti, a iniciativa do Governo do Paraná é a primeira do Brasil que oferece software de elaboração do PPA sem custos para as prefeituras. “Hoje, o Paraná é referência no Brasil em software livre”, diz.
O programa auxilia na elaboração do Plano Plurianual, que é uma exigência legal em todos os municípios. Trata-se de uma lei que transforma os compromissos do plano de governo em programas e ações, projetos, atividades e operações especiais.
Desenvolvido em software livre, o sistema utiliza linguagem PHP e banco de dados PostgreSQL, e é oferecido a todas as prefeituras do Paraná, sem qualquer custo. Todos os dados dos PPAs das prefeituras são arquivados no servidor da Celepar. “Oferecemos até a estrutura, tudo sem ônus”, diz Zaniratti.
As prefeituras de outros Estados podem ter acesso à ferramenta mediante a realização de convênio com a Companhia Paranaense de Informática. Informações e orientações sobre o sistema podem ser encontradas na internet, no endereço: http://www.ppamunicipal.pr.gov.br/.
Prefeitura de Caruaru adota software paranaense para Plano Plurianual
Desenvolvido pela Secretaria do Planejamento e Celepar, o programa já foi adotado por cerca de 100 municípios no Brasil
Publicação
27/01/2010 - 12:40
27/01/2010 - 12:40
Editoria