A preocupação com a manutenção das estradas municipais nesse período de chuvas intensas levou os prefeitos do Sudoeste, Oeste e da região Central do Paraná a pedir mais patrulhas rurais. Acompanhados dos deputados federal, Assis do Couto, e estadual, José Lemos, cerca de 10 prefeitos, vereadores e assessores reuniram-se nesta segunda-feira (19) com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.
Eles discutiram maior integração das patrulhas rodoviárias do Estado (da Codapar e DER) com os investimentos do governo federal para manutenção das estradas. A ideia é que no futuro tenha uma patrulha para atender em média 10 municípios. Segundo o prefeito de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa, as estradas municipais estão intransitáveis por causa das chuvas e faltam máquinas para fazer a manutenção principalmente nos municípios pequenos.
Participaram do encontro o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi. Eles se prontificaram a encaminhar os projetos de recuperação das estradas rurais junto ao governo federal e agilizar a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares.
Segundo Bianchini, o atendimento aos municípios pequenos pode ser feito conforme o planejamento territorial e em consórcios municipais. “O atendimento e a solução de problemas das prefeituras de forma individual seria inacessível e os recursos para investimentos serão mais disponíveis para consórcios”, lembrou o secretário.
Os representantes dos ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, presentes à reunião, informaram que vão trabalhar de forma integrada para atender a demanda de estradas dos agricultores. Segundo os prefeitos, essas demandas também vão beneficiar os estudantes da área rural que precisam ir para as escolas e as famílias que vivem no campo que precisam se deslocar para tratamentos de saúde no meio urbano.
O Paraná se dividiu em sete consórcios intermunicipais, dos quais fazem parte 49 municípios de pequeno porte. A finalidade dessa articulação é promover o desenvolvimento sustentável das regiões do Paraná, englobando as dimensões econômicas, social, cultural e ambiental.
A preocupação do deputado federal Assis do Couto é encaminhar as reivindicações dos prefeitos ainda este ano para que sejam contemplados com recursos embutidos em restos de emendas orçamentárias que não foram utilizados. Ele acredita que dá para atender com recursos entre R$ 2,5 milhões a R$ 3 milhões para cada consórcio para viabilizar a patrulha rural.
Se essa articulação dos consórcios for mantida, Couto disse que é possível colocar uma emenda no orçamento federal de 2010 para garantir renda para a manutenção das patrulhas. Além disso, essa união entre os municípios deve ser potencializada para garantir outros benefícios aos consórcios como assistência técnica e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que certifica e garante a venda dos produtos de origem animal e vegetal das pequenas agroindústrias familiares para outras regiões do País.
Prefeitos pedem patrulhas rodoviárias para manutenção das estradas rurais
Prefeituras, unidas em consórcios intermunicipais, estão solicitando ajuda dos governos federal e do Estado para manutenção das estradas, que ficaram intransitáveis com chuvas intensas que caem sobre o Estado
Publicação
19/10/2009 - 16:20
19/10/2009 - 16:20
Editoria